quinta-feira, 28 de junho de 2012

Setor têxtil paraibano é destaque no cenário nordestino

A Paraíba é o terceiro estado produtor de tecidos do Nordeste, com uma média de 12 mil toneladas mensais, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem. O segmento também se destaca quando o assunto é elaboração manual e, por isso, está sendo homenageado no 16ª Salão do Artesanato Paraibano. O evento, que segue até 29 de junho, é realizado pelo Sebrae na Paraíba e governo estadual.
 
De acordo com a gestora de Artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro, o tema Tecendo Tradições é uma homenagem a arte da tecelagem. “Logo na entrada do evento, os visitantes podem conhecer as técnicas usadas pelos tecelões na produção de redes e outras peças, que estão reunidas uma mostra especial”, disse a gestora.

Estado produz uma média de 12 mil toneladas mensais de tecido, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem.

“A Paraíba é um dos grandes produtores de tecelagem, tendo a Coteminas como uma das principais indústrias. O estado tem mais de 55 empresas, de micro a grandes unidades", destacou o presidente do sindicato, Magno César Rossi. Ele apoveitou para enfatizar que o setor emprega mais de oito milhões de pessoas no Brasil.
 
“Os paraibanos devem ser alguns milhões. Teremos dados precisos em breve”, disse. Para o segmento crescer ainda mais no Nordeste, é preciso investir nos micros e pequenos negócios. “A vantagem de se ter uma empresa neste setor é a prestação de serviço social. Há uma cadeia ampla de geração de emprego, pois o trabalho começa no campo, no plantio e no beneficiamento do algodão, chegando à confecção e outras áreas”, comentou.
 
Apesar de atuar numa linha de menor proporção, o empresário do setor que participa do salão pode ter benefícios. Segundo Rossi, os negócios de moda são os que mais podem se destacar. “Se o empreendedor for criativo, ele pode fazer com que os seus produtos cheguem ao mercado e ocupem o espaço das peças importadas”, disse.

Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário