quinta-feira, 28 de junho de 2012

Grupo Roca estuda investir em Pernambuco


O Brasil já é o maior mercado do grupo Roca, que estuda instalar uma nova unidade em Pernambuco, mais especificamente em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, para produzir metais para cozinhas e banheiros. A empresa até procurou a Compesa para tratar do fornecimento de água, mas por enquanto evita falar sobre o assunto, pois o projeto estaria em fase inicial.
 
“No momento, o Grupo Roca avalia a instalação de uma nova fábrica no município de Vitória de Santo Antão. Os estudos estão em fase inicial”, limitou-se a Roca a dizer através de nota. Caso o projeto avance, a Roca vai se juntar a outras multinacionais que já atuam em Vitória de Santo Antão, como Kraft Foods e BR Foods, com a fábrica da Sadia. Segundo informações da Compesa, o consumo médio da fábrica seria de aproximadamente cinco mil metros cúbicos por mês, projetando uma receita de cerca de R$ 7,5 mil para a companhia pernambucana. O abastecimento seria feito a partir da barragem de Águas Claras.

Empresa evita falar sobre assunto, mas pode se instalar em Vitória e já procurou a Compesa para fornecimento d’água


Se considerarmos os resultados financeiros da subsidiária brasileira do grupo espanhol, divulgados na semana passada pela primeira vez na história, a nova unidade tem tudo para sair do papel. Em 2011, o Brasil se tornou o primeiro mercado da Roca em volume, com um faturamento de 319,3 milhões de euros (cerca de R$ 826 milhões), num crescimento de 15,8% em relação a 2010.
 
“Atualmente, o Brasil é o primeiro mercado do grupo em vendas. O bom comportamento do mercado interno e o forte crescimento do setor de construção civil permitiram registrar um importante aumento no faturamento este ano. Nossa prioridade é ampliar a oferta de produtos com outros itens da sala de banho, como metais, móveis e acessórios, e também aproveitar as oportunidades de negócio junto ao consumidor que realiza a aquisição do seu primeiro imóvel”, declara Joan Jordá, presidente da Roca Brasil.
 
Globalmente, o grupo Roca alcançou no ano passado um faturamento líquido de 1,55 bilhão de euros (cerca de R$ 4 bilhões), representando um incremento de 3,5% na comparação com o ano anterior. Já o lucro bruto atingiu 20 milhões de euros (cerca de R$ 51 milhões). O bom desempenho é creditado principalmente ao crescimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que já respondem por 40% do volume de negócios do grupo.
 
O grupo é especializado em desenho, produção e comercialização de produtos para salas de banho, pisos e revestimentos cerâmicos. A companhia emprega 21,1 mil pessoas em 72 fábricas em 18 países. No Brasil, sua presença foi consolidada em 1999 com a aquisição do grupo Keramik Holding AG Laufen, proprietária das marcas Incepa, Celipe e Logasa. São 3,1 mil empregados no país, distribuídos em oito unidades produtivas.
 (Micheline Batista)

DIARIO DE PERNAMBUCO

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