segunda-feira, 11 de junho de 2012

Caruaru poderá receber fábrica de motores



A montadora de ônibus e caminhões que a Schacman planeja instalar em Caruaru, no Agreste, pode trazer a reboque uma fábrica de motores para o estado.
Representantes da Weichai, controladora da Schacman, também integrarão a comitiva que visita Pernambuco nas próximas terça e quarta-feiras (12 e 13). Todos os veículos fabricados pela Schacman que rodam na China são equipados com motores Weichai. O investimento previsto na montadora é de cerca de R$ 1 bilhão, podendo gerar aproximadamente mil empregos diretos.
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper), Márcio Stefanni, a instalação de uma fábrica de motores da Weichai ajudaria a Schacman a atingir o índice mínimo de nacionalização dos seus veículos, de 65%. “Eles têm interesse e querem se beneficiar do regime automotivo vigente para manter a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sem elevação”, afirma. A ideia é começar produzindo entre 800 e mil veículos/ano, chegando a 20 mil/ano em cinco anos. “Eles querem ter uma participação relevante no mercado brasileiro”, completa Stefanni.
De acordo com a AD Diper, a comitiva chinesa será composta por quinze executivos da Shaanxi Automobile Group Co. Ltda. (SAG), da Schacman, MetroEuropa e da Weichai. Eles discutirão com o governo do estado os próximos passos para a instalação da montadora em Caruaru. A agenda prevê uma visita à cidade do Agreste na manhã da terça-feira, quando farão um sobrevoo para visualizar melhor o terreno de 220 hectares que fica às margens da BR-104.
Na sequência, os executivos participarão de uma reunião na prefeitura e darão uma entrevista coletiva à imprensa da região. No fim da tarde, o grupo visitará a central de distribuição da Schacman no Porto do Recife e concederá uma outra coletiva de imprensa, desta vez para os veículos da capital. À noite, está agendado um jantar com o governador Eduardo Campos no Palácio do Campo das Princesas.
Na quarta-feira, dia 13, a comitiva chinesa se reunirá com representantes da Copergás, Compesa e Celpe para verificar a disponibilidade de gás natural, água e energia elétrica em Caruaru. Também participação do encontro representantes do Senai e da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, para tratar da disponibilidade de mão de obra, e da Secretaria da Fazenda e do Banco do Nordeste para discutir incentivos fiscais e financiamento. À tarde, farão um sobrevoo até o Complexo Industrial Portuário de Suape.
As negociações com a Schacman tiveram início em outubro do ano passado, através da AD Diper. Em dezembro, um grupo de empresários brasileiros e chineses reuniu-se com Eduardo Campos e depois foi a Caruaru para escolher o terreno. Em fevereiro deste ano, representantes do governo do estado foram a Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade às negociações. Em maio, foi a vez do governador ir à China e confirmar o investimento. “Voltaremos à China ainda este ano”, comenta Márcio Stefanni.

Saiba mais

Projeto da Schacman em PE

O que é

Montadora de ônibus e caminhões

Onde

Terreno de 400 hectares em Caruaru

Investimento previsto

R$ 1 bilhão

Empregos diretos:

1.000

Produção:

800 a 1.000 veículos/ano, podendo chegar a 20 mil/ano em 5 anos
A empresa já possui um centro de distribuição no Porto do Recife e pode trazer para junto da montadora em Caruaru uma fábrica de motores
MICHELINE BATISTA – DIÁRIO DE PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário