domingo, 30 de outubro de 2011

Terraplenagem da Fiat começa em 15 dias



BETIM (MG) – Os serviços de terraplenagem da fábrica da Fiat que será construída em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, começarão em 15 dias. A informação foi confirmada, ontem, durante visita feita pelos gestores municipais à unidade fabril da montadora em Betim, em Minas Gerais. Será o ponta-pé inicial das obras, que devem ser concluídas no primeiro semestre de 2014. De acordo com a direção da Fiat, o primeiro veículo a ser produzido pela unidade pernambucana sairá da fábrica em março do referido ano.

O prefeito de Goiana, Hen­rique Fenelon, foi recebido em Betim pelo vice-presidente da Fiat América Latina, Valentino Rizzioli, entre outros executivos do grupo.  Fenelon afirmou que entre as sistemistas que estão negociando instalação no município, a Sada – transportadora responsável pela distribuição dos veículos produzidos pela Fiat – confirmou sua ida para Pernambuco. Eles já estariam negociando, inclusive, a compra de um terreno próximo à fábrica.  Para que os goianenses aproveitem as novas oportunidades, eles precisam estar capacitados.

A tarefa é urgente, já que a formação exigida pela Fiat tem duração de dois anos. Fenelon afirmou que os cursos começarão a ser ministrados em fevereiro de 2012 e devem acontecer na Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Fadima), na Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos e em algumas unidades de ensino municipais.  “Já estabelecemos parcerias com o Senai para oferta dos cursos, mas ainda não sabemos quais serão oferecidos. Isso será discutido durante um seminário que será realizado entre a segunda e a terceira semana de novembro”.

De acordo com Fenelon, também serão discutidas a implementação de algumas ações para que Goiana não enfrente os mesmos problemas que os de Betim após a implantação da fábrica, como urbanização desordenada e o crescimento de comunidades pobres. “Vamos modificar o Plano Diretor da cidade, o que deverá ser discutido logo após o seminário”, afirmou. Valentino Rizzioli disse que será papel da prefeitura, do Governo do Estado e da Fiat promoverem, juntos, o desenvolvimento social da região. “Nossa missão não é apenas produzir carros, mas levar desenvolvimento social e econômico onde chegamos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário