terça-feira, 25 de outubro de 2011

Governadores de AL e PE definem ações em conjunto

Alagoas pode atender algumas demandas do Porto de Suape, em Pernambuco, segundo o governador alagoano Teotonio Vilela Filho (PSDB), que se reuniu em Recife ontem com o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). Na pauta do encontro, um conjunto de ações voltadas para a agricultura e o desenvolvimento dos dois Estados.

“Alagoas pode se tornar fornecedor de Suape em algumas demandas do porto que Pernambuco não se adéqua”, disse Vilela, afirmando que as secretarias de Desenvolvimento Econômico de Alagoas e de Pernambuco já estão em contato para ver como isso pode ser feito. “Foi uma reunião de mais de quatro horas, onde definimos ações que possam ajudar conjuntamente os dois Estados”, declarou, sobre o encontro com o governador pernambucano. “Eduardo tem sido um parceiro valoroso de Alagoas”, reforçou Vilela.



Entre as ações discutidas na reunião entre os governadores, está a de tirar os dois estados da zona de risco médio para a zona livre da aftosa. “Já está agendada uma reunião entre secretários e técnicos da área da agricultura dos dois governos com empresários do setor”, informou o governador alagoano.

“Conversamos ainda sobre uma posição dos dois governos em defesa da produção de coco do Nordeste”, destacou Vilela. Também entrou na pauta da reunião, a estrada ligando o município de Chã Preta (Alagoas) a Correntes (Pernambuco). “Vamos pleitear essa estrada junto ao Ministério da Integração Nacional”, afirmou o governador de Alagoas.

Vilela disse ainda que os dois estados vão finalizar projeto para o aeroporto de Maragogi, que servirá a Alagoas e a Pernambuco, além de “reativar esforços” para a federalização da estrada Maceió – Recife.
A reconstrução da ferrovia ligando Porto Real do Colégio a Recife entrará na lista de solicitações dos dois estados junto ao governo federal. As obras estavam quase concluídas quando as enchentes do ano passado destruíram vários trechos. “Estamos falando da Transnordestina, que ligará Alagoas e Pernambuco ao Sul do País”, lembrou Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário