domingo, 9 de outubro de 2011

Sertão pode ganhar um parque eólico




O sertão pernambucano poderá ganhar um parque eólico. Em seu último de agenda na Itália, o governador Eduardo Campos dedicou parte do dia a uma conversa com o presidente mundial da Enel Green Power grande empresa de energia italiana, Maurizio Bezzecheri. Será o primeiro investimento do tipo na área.
A previsão é que a instalação das turbinas seja feita em Tacaratu, a 440 km do Recife.

O estudo de impacto ambiental será entregue ainda este ano. A previsão é que comecemos a gerar energia limpa em Pernambuco a partir do último trimestre de 2013, disse Bezzecheri, segundo informou a assessoria de imprensa do governador. A companhia italiana obteve 90 MW no leilão público realizado pelo governo brasileiro em agosto deste ano.

Um dos maiores argumentos capazes de trazer a empresa para cá é o surgimento de um novo polo energético em Pernambuco e a consolidação da energia eólica por aqui. No território estratégico de Suape, temos a fábrica de aerogeradores da Impsa e a unidade de produção de torres eólicas da Gonvarri.

Nosso desejo é que a Enel se junte a este time, formando um cluster em que todos saiam ganhando, afirmou Campos. Além disto, dos quatro núcleos de estudo de energia eólica no Brasil, um deles fica em Pernambuco, reforçou.

Além da eólica, a Enel trabalha com energia hidrelétrica, solar e geotérmica. Com recursos próprios, a empresa planeja investimentos de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, dos quais quase R$ 800 milhões devem ficar na América Latina.

A Enel já tem negócios no Brasil e é a maior acionista da Endesa, distribuidora de energia com atuação no Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.

Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário