segunda-feira, 16 de maio de 2011

Suape faz IFPE adotar novo perfil

No câmpus de Ipojuca, por exemplo, onde fica o complexo, é oferecido o primeiro curso de construção naval do Brasil lecionado por uma instituição civil. ?Nosso PIB cresce o dobro em relação ao do País

A implantação de empreendimentos de grande porte em Suape, no Grande Recife, está levando o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) a adaptar o perfil do ensino para acompanhar o crescimento desse polo industrial. Com o surgimento do estaleiro, petroquímica e refinaria de petróleo, a instituição está cada vez mais voltada a garantir a mão de obra para esse tipo de empresa. No câmpus de Ipojuca, por exemplo, onde fica o complexo, é oferecido o primeiro curso de construção naval do Brasil lecionado por uma instituição civil. “Nosso PIB cresce o dobro em relação ao do País. O IFPE pensa em aliar o industrial sem esquecer a questão agrícola, que é muito importante para o nosso Estado”, afirma a reitora do IFPE, Cláudia Sansil.

Com 10 câmpus, dois no Grande Recife, sete no interior e um virtual, a instituição já tem mais de 14 mil alunos matriculados. Resultado da união do antigo Cefet com as agrotécnicas federais, localizadas em Vitória e Barreiros (Zona da Mata) e Belo Jardim (Agreste), o  IFPE  disponibiliza 40 cursos técnicos, sete de nível superior e quatro licenciaturas. Quatro das graduações formam tecnólogos: radiologia, gestão em turismo, engenharia em gestão ambiental e design gráfico. Há dois mestrados em parceria com universidades nordestinas, a Federal de Campina Grande (UFCG) e a Federal de Alagoas (UFAL), e um doutorado interinstitucional com a Federal de Santa Catarina (UFSC). “Nunca se valorizou tanto o curso técnico como agora”, disse a reitora Cláudia Sansil.

As licenciaturas também surgem como área prioritária na instituição. Na última semana, o IFPE sediou o primeiro fórum, com o objetivo de retomar o debate sobre a desvalorização da área e a falta de professores para lecionar algumas disciplinas, como física e química. “O objetivo foi discutir a formação desses profissionais e possibilitar o fortalecimento das licenciaturas”, explica a reitora Cláudia Sansil. Física, matemática e química são alguns dos cursos ofertados.

De acordo com uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação, divulgada em janeiro, a instituição de ensino superior de Pernambuco ficou com a melhor colocação do Índice Geral de Cursos (IGC), aparecendo como a líder do Norte e Nordeste. Com pontuação de 314 numa escala que vai até 500, o IFPE fica em nono lugar numa lista de 158 centros universitários do País.

No dia 8 de junho, a comunidade acadêmica se prepara para a primeira eleição de reitor da instituição. Antes, o ministro da Educação nomeava alguém para o cargo. A eleição é proporcional, considerando os pesos de cada segmento, professores, alunos e servidores.

Do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário