sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Indústrias na Holanda aguardam os jovens Brasileiros


 
Existem hoje vários programas para aqueles interessados em trabalhar num dos setores que mais crescem no Estado
Lara Holanda

O ano começa com boas oportunidades para os jovens que desejam ingressar na indústria. Há oportunidades de cursos desde o ensino médio até o pós-doutorado. No Estado, o Serviço Social da Indústria (Sesi) está com inscrições abertas para seleção do Programa Educação Básica e Educação Profissional (Ebep 2012), que oferece cursos gratuitos de Ensino Médio Regular e Cursos Técnicos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE).

Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) está com 6 mil bolsas de estudos no exterior para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado das áreas de ciências e tecnologias. As inscrições estão abertas e vão até 15 de janeiro.

O Sesi-PE inscreve até 6 de janeiro para a seleção do Programa Educação Básica e Educação Profissional (Ebep 2012). São 400 vagas gratuitas de ensino médio associado a cursos técnicos oferecidos pelo Senai-PE. As inscrições custam R$ 20.

Os aprovados começam a cursar o ensino médio já a partir de 2012 no Sesi e, a partir de 2013, começam os cursos técnicos no Senai. Há vagas para curso técnico em administração, alimentos, vestuário, eletromecânica, eletrotécnica, produção de moda, refrigeração e climatização, manutenção automotiva, química, têxtil, eletrônica, além de gestão de processos industriais com especialização em gesso. Com a conclusão de todas as etapas do curso escolhido, do estágio supervisionado e do Ensino Médio, o participante tem direito ao diploma de Técnico de Nível Médio.

As unidades do Sesi que estão com cursos disponíveis são as de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina, Ibura e Casa Amarela. Já os cursos técnicos serão nas unidades do Senai de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina, Areias e Santo Amaro. Os alunos que cursam regularmente o curso técnico no Senai podem ser contratados por empresas da indústria como jovens aprendizes.
Os interessados de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa, mas devem atender aos pré-requisitos indicados no edital. Os candidatos devem ter no máximo 17 anos até o dia 31 de dezembro passado e apresentar documento comprobatória de conclusão da 8ª série (9º ano). O Programa Ebep-PE reserva 3% do total de vagas ofertadas às pessoas com deficiência. O edital está disponível no site www.pe.sesi.org.br.

Já a CNI financia 6 mil das 101 mil bolsas do programa federal Ciência sem Fronteiras, lançado em dezembro. O programa financia a formação de estudantes brasileiros no exterior nas áreas de ciências e tecnologias. Há oportunidades para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Outras instituições do setor privado financiam 20 mil bolsas de estudo do programa federal. As 75 mil bolsas restantes são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsáveis pelo Ciência sem Fronteiras.

O edital com 12,5 mil vagas está com inscrições abertas até 15 de janeiro. Podem se inscrever alunos de cursos tecnológicos nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado de qualquer instituição de ensino superior. Os selecionados serão enviados para universidades na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Alemanha. Um outro edital do programa selecionará jovens talentos e pesquisadores do exterior que queiram vir para o Brasil realizar pesquisas.

O primeiro edital do Ciência sem Fronteiras já selecionou 1,5 mil estudantes que farão cursos de graduação tipo sanduíche um período do curso no exterior e outra parte no Brasil. Mais de 800 jovens viajam agora em janeiro. E o restante, em julho deste ano.

(PE Investimentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário