sexta-feira, 29 de abril de 2011

Investimentos no município de Escada foram sub-avaliados na pesquisa Empresas e Empresários da TGI

O Jornal do Commercio publicou nesta terça-feira(26) a matéria “Novo Mapa Econômico de PE”, destacando a 11ª edição da pesquisa Empresas e Empresários realizada pela TGI e Instituto da Gestão INTG, na qual estaria sendo apresentada “a nova configuração  de investimentos produtivos e de infraestrutura” espacialmente distribuídos em Pernambuco e em uma projeção temporal  até 2020 quando os investimentos que “desembarcam em Pernambuco” devem superar, segundo a pesquisa, os 70 bilhões.
Embora o texto da matéria não detalhe os números por município, o mapa que ilustra a matéria destaca alguns pólos e municípios, foco destes investimentos, classificando-os através de uma legenda com uma série que inicia com pólos ou municípios cujos investimentos não ultrapassam 10 milhões de reais e fecha com pólos que terão investimentos até 100 bilhões, somados os investimentos produtivos e de infraestrutura.
Encontrar o município de Escada neste mapa da nova configuração dos investimentos e porque não dizer do desenvolvimento de Pernambuco não foi surpresa. A surpresa veio com a classificação do município. É o único que aparece na base da legenda, informando ao leitor que os investimentos no município de Escada, que está entre os três maiores da Mata-sul junto com Vitória de Santo Antão e Palmares e que integra o Território Estratégico de Suape, não ultrapassariam 10 milhões de reais.
Não sei qual a origem do erro, já que ainda não tive acesso ao texto original da pesquisa e estou me baseando na matéria do JC, mas o fato é que, mais uma vez, Escada é sub-avaliada em sua importância no novo cenário do desenvolvimento econômico do Estado de Pernambuco, com números que estão muito, mas muito, distantes da realidade.
Para não nos alongarmos demasiadamente, vamos aos números. E aqui pretendo apresentar apenas os investimentos já recebidos ou em andamento, considerando os últimos 2 ou 3 anos.
INFRAESTRUTURA *
Milhões de reais
Linha de transmissão (LT69) de energia elétrica para Distrito Industrial
1,2
PAC – água e esgoto
16,0
Pavimentação do Distrito Industrial
2,5
TOTAL
19,7
(*) Para não fugir aos itens que aparecem no mapa da matéria, não estou acrescentando outros investimentos em infraestrutura em andamento na cidade como o Aterro Sanitário, Abatedouro municipal e pavimentação de ruas feitas pelo município nos últimos anos.
INVESTIMENTOS PRODUTIVOS – NOVAS EMPRESAS
Milhões de reais
TUBOS E CONEXÕES TIGRE
40,0
MERCOTUBOS / MAXEN
25,0
ALPHATEC S/A
20,0
NORPACK / ROYALPACK
14,0
MCM CONSTRUÇÕES E MONTAGENS
7,0
PLASTSPUMA / ORTOLITE
5,0
EBSE
5,0
MAX PINTURAS
3,5
PPL MANUTENÇÃO E SERVIÇOS
3,2
TAJET
3,0
DOLBLES
2,0
Masterpol, Limeira Logística, TMC logística, Pégasus
1,2
TOTAL
128,9
São, portanto, quase 150 milhões de reais em investimentos somando infraestrutura e novos empreendimentos, o que coloca Escada na faixa até 500 milhões proposta pela pesquisa e publicada no mapa; e isso considerando investimentos já realizados ou em andamento. Se fizermos a projeção para 2020 estes números cresceriam significativamente. Deixo o cálculo, no entanto, aos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário