segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Volkswagen pode distribuir por Complexo de Suape


20110917-023848.jpg

GERALDO JÚLIO diz que unidade será similar à da GM

Pernambuco pode ter saído da disputa pela instalação da nova planta da Volkswagen no Brasil. Apesar de esta semana o presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, ter confirmado, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, que Pernambuco concorre com São Paulo e Paraná, o Estado descarta a possibilidade de construção do empreendimento, que poderia vir a ser instalado no Complexo Portuário de Suape.

A confirmação é de que a negociação com a montadora prevê a implantação de outro empreendimento – um centro de distribuição (CD).
“A gente está discutindo um central de distribuição da Volksvagen nos mesmos moldes do que a General Motors (GM) destinou à Suape”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Júlio.

O futuro CD da Volks deve dividir espaço com a Fiat no segundo pátio exclusivo para veículos instalados no Porto de Suape, que ainda será licitado pelo Governo Estadual. Depois disso, ainda é preciso licitar o operador do pátio.

O primeiro espaço abriga a central da GM, que ocupa uma área média de quatro hectares, e tem capacidade de recebimento de 600 a 800 veículos por mês e comportando cerca de 20 mil carros ao ano, número que deve suprir a demanda de outros 13 estados do Norte e Nordeste, além de Pernambuco. Os investimentos foram de US$ 15 milhões.

De acordo com Geraldo Júlio, devido o anúncio do Governo Federal sobre a elevação no valor do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para veículos importados, que favorece os carros produzidos no País, as negociações se extenderam a outras empresas. “Estamos voltando a conversar com todas as montadoras interessadas em se instalar em Suape para saber dos projetos automotivos de cada uma, mas ainda não podemos divulgar”.

CAROL PACOBAHYBA / Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário