segunda-feira, 5 de maio de 2014

Grupo Novartis amplia área da fábrica que está sendo construída em Jaboatão

Em 2013, Novartis adquiriu um terreno vizinho de 13 hectares e, agora, outra área de quatro hectares está sendo alugada (Novartis/Divulgação)
Em 2013, Novartis adquiriu um terreno vizinho de 13 hectares e, agora, outra área de quatro hectares está sendo alugada
O projeto da fábrica da Novartis, empresa do setor de medicamentos que está se instalando em Jaboatão dos Guararapes, passa por uma nova expansão, a segunda desde a ida do projeto para o município. O lote inicial tinha uma área de quatro hectares. No ano passado, o grupo adquiriu um terreno vizinho de 13 hectares e, agora, outra área de quatro hectares está sendo alugada. Com isso, o terreno totalizará 21 hectares.
A multinacional não informou em quanto a nova aquisição irá impactar no valor do novo investimento, que estava estimado em R$ 1 bilhão. A expansão também não altera o cronograma formalizado anteriormente com o governo de Pernambuco. De acordo com o diretor da fábrica, Markus Schneider, após uma intensa fase de qualificação de todos os equipamentos, a transferência da tecnologia da planta acontecerá em 2016 e a produção será iniciada no primeiro semestre de 2017.
“Em função da aprovação formal da Anvisa, a operação comercial está prevista para o final de 2018”, explicou Schneider. Quando estiver em operação, a fábrica irá gerar 120 empregos diretos. As mudanças do projeto pernambucano não param por aí. Com a troca de ativos realizada entre a Novartis e a GSK, na semana passada, envolvendo a divisão de Vacinas, a farmacêutica suíça não irá mais produzir em Pernambuco vacinas no combate à meningite B, como previsto inicialmente.
“A Novartis decidiu manter a fábrica de biotecnologia no grupo, reforçando o compromisso da empresa no Brasil. Porém, a empresa está definindo quais serão as decisões estratégicas sobre o futuro da produção em Pernambuco”, informou a empresa por meio de nota enviada ao Diario.
O projeto pernambucano foi anunciado em 2007. Em setembro de 2009, a empresa lançou a pedra fundamental do empreendimento em um terreno localizado no Polo Farmacoquímico, em Goiana, Zona da Mata Norte do estado. Mas após análises, a empresa suíça considerou que o solo e a distância dos polos de exportação do produto (portos e aeroportos) não eram ideais e optou pela transferência do empreendimento para Jaboatão dos Guararapes.
A construção segue em ritmo avançado. A unidade está sendo construída em blocos, que estão sendo fabricados nos Estados Unidos e chegarão ao estado em contêineres. A previsão é de que os primeiros módulos cheguem em agosto.

Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário