sexta-feira, 9 de maio de 2014

Estaleiro em Pernambuco forma primeiras turmas do Prominp em 2014

20140508-212711.jpg
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, é a primeira empresa a aderir este ano ao projeto aluno-empresa de qualificação de mão de obra, definido em 2013 pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). As cinco primeiras turmas, totalizando 95 alunos selecionados pelo estaleiro, estão assim distribuídas: caldeireiro; eletricista de força e controle; encanador industrial; soldador de estrutura e instrumentista montador.
Desde 2013, o Prominp vem intensificando a capacitação pela modalidade Aluno-Empresa. A partir de agora, as empresas indicam os alunos e dividem o investimento na qualificação com o Prominp. Esse modelo passou a ser estimulado com base na experiência acumulada nos seis processos seletivos públicos (ciclos) já realizados. Foi identificada a necessidade de ampliar a participação dos fornecedores de petróleo e gás na seleção dos candidatos, como forma de estimular a absorção do pessoal qualificado pela indústria.
O Programa Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que integra o Prominp, possui duas rotas de qualificação: Aluno-Empresa, que qualifica profissionais em parceria com as empresas, que ficam responsáveis por selecionar os alunos para os cursos, sejam estes seus próprios funcionários (Aluno-Empresa Contratado) ou recrutados no mercado (Aluno-Empresa Recrutado) e Aluno-Público, que qualifica profissionais selecionados por meio de processo seletivo público. A partir desse ano, os processos seletivos para os cursos do Prominp serão oferecidos apenas em regiões com empreendimentos que ainda não tenham empresas contratadas para sua implantação. Ou seja, em vez de ciclos nacionais de qualificação, com processos seletivos simultâneos em diversos estados do país (modelo utilizado até 2013), serão realizados processos seletivos regionais, com destaque na oferta de vagas para ocupações de nível técnico e superior.
De 2006 a 2013, foram qualificados em cursos coordenados pelo Prominp mais de 97 mil profissionais, com investimento de aproximadamente R$ 294 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário