quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vida de vendedor: filmes que inspiram...


Imagem
Todo profissional precisa de inspiração. E não é diferente com o profissional de vendas. Precisamos ser “auto motivados” e para isso podemos utilizar algumas ferramentas e uma delas são bons filmes que nos animam e inspiram a continuar fazendo nosso melhor profissionalmente e até na vida pessoal também. Hoje começo uma série sobre filmes que marcaram minha vida profissional, seja com ideias, seja com inspiração. Cada postagem falarei de um filme diferente e ficarei muito feliz em ouvir sugestões de filmes para comentar aqui. O primeiro de minha lista é “A procura da felicidade”(em Portugal “A busca da felicidade”).
O filme, de 2006 é baseado na história real de Chris Gardner, um vendedor que apostou tudo em aparelhos médicoscaros que ninguém queria comprar. Com o tempo passando e as vendas dos aparelhos não acontecendo, a situação financeira de sua família vai piorando cada vez mais, ao ponto de sua esposa decidir abandonar marido e filho e ir “tentar a vida” em outro lugar.
Agora sem casa e sem dinheiro, o que resta para Chris é fazer o que ele sabe fazer de melhor: mostrar seu talento e determinação nas vendas!
O objetivo deste artigo não é fazer uma crítica ao filme, mesmo porque quero muito que você assista ao filme (se é que já não assistiu). Que lições podemos aprender desse filme?
  1. Cuidado ao acreditar em “produtos milagrosos” ou em “métodos revolucionários”: o herói do filme, por acreditar num aparelho dito “revolucionário” (scanner de uso médico) investiu tudo o que tinha e perdeu tudo. Mesmo tendo talento em vendas, Chris não conseguiu ganhar dinheiro de verdade com aquele produto.
  2. Quer ter sucesso em algo? Pergunte a quem já o tem! Há uma cena no filme em que Chris vê um sujeito saindo de uma Ferrari. Em vez de sentir uma “inveja” sem sentido, ele vai atrás da pessoa e lhe diz: “Me desculpe, mas eu tenho duas perguntas pra você. O que você faz e como você faz?” Depois dessa curta entrevista, ele pode montar um planejamento que terminaria no êxito financeiro que esse empresário tem hoje.
  3. Leia bons livros! Se você perceber, Chris passa o filme lendo um certo livro de capa preta. Que livro era esse? Era  Security Analysis, escrito por Benjamin Graham, que foi professor de Warren Buffet uma das pessoas mais ricas da atualidade. De acordo com Warren, esse livro o ajudou muito em sua carreira. Esteja sempre atualizado com bons livros!
  4. Desenvolva seu método ao trabalhar: perceba que, quando Chris atendeu seus primeiros clientes ao telefone, ele não parecia tão seguro assim. Em cenas posteriores ele aparece não só com uma desenvoltura toda sofisticada mas fazendo um pós venda de excelente qualidade! O que aprendemos? Conheça seu “jeito de ser”, conheça técnicas de vendas, mas adapte-as à sua maneira de ser. Crie seu método, afinal ninguém gosta de ser atendido por “uma máquina”. Faça com que o que aprendeu tenha “a sua cara”.
  5. Tenha persistência: quantos “nãos” o Chris ouviu negativas? E não só de clientes, de empresas, da família (esposa), de oportunidades… Mas nunca se deixou abalar por nada disso, sempre seguiu em frente. Use o não como um incentivo, quase que como um desafio a fazer mais e melhor.
  6. Seja bom no que faz! Ah isso é muito importante! Há uma cena em que para impressionar um patrão em potencial que estava com problemas para resolver um “cubo mágico”, Chris decide que pode solucionar o quebra-cabeças rapidamente. Para o espanto do empresário, ele consegue mesmo! É preciso (novamente falo isso) estar bem preparado, atualizado. Nunca sabemos quando o conhecimento de certo assunto nos será exigido. Isso ajuda em tudo, inclusive em negociações. Conhecimento nunca é demais.  Curiosidade: Will Smith, que interpreta Chris no filme, consegue resolver um cubo mágico em menos de 1 minuto de verdade!
Se você tem sugestões de filmes que inspiram na área comercial ou mesmo em outras áreas profisisonais, comente, dê suas sugestões de filmes. Ficarei muito feliz e vou mencionar você aqui no blog.
Um grande abraço e boas vendas!
 
Adaptado!!
Daniel Torquato

Nenhum comentário:

Postar um comentário