segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vard Promar próximo da Entrega do primeiro Navio

20131208-113017.jpg
O estaleiro Vard Promar, que está sendo construído no Complexo Industrial Portuário de Suape, espera entregar em abril à Transpetro, subsidiária da Petrobras, oprimeiro navio construído em Pernambuco e o terceiro com a marca do estaleiro. Atualmente, a embarcação está na fase da construção estrutural. No local, estão trabalhando 700 funcionários. Apesar de ter iniciado as atividades industriais em junho, o Vard Promar deve ser inaugurado oficialmente neste mês, quando a presidente Dilma Rousseff deve visitar o estado.
Ao todo, o estaleiro Vard Promar possui um lote de oito encomendas realizadas pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O investimento total nessas embarcações é de R$ 920 milhões. Para evitar atrasos na entrega das encomendas, as construções foram iniciadas no antigo Estaleiro Caneco, no Rio de Janeiro, cujas áreas foram arrendadas pelo Vard Promar, e serão finalizadas em Pernambuco.
Ontem, a Transpetro e o Vard Promar lançaram ao mar o navio Oscar Niemeyer, primeiro gaseiro da série construído na filial fluminense. Assim como as demais embarcações que estão sendo construídas pelo estaleiro, o navio é do tipo gaseiro, ou seja, utilizado no transporte de gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha. Após os testes do mar, o navio virá para Pernambuco, onde a construção será finalizada.
O navio possui 117,63 metros de comprimento, 34 metros de altura, 19,2 metros de largura e capacidade para transportar sete mil metros cúbicos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). No segundo semestre de 2014 quando todas as operações forem centralizadas em Pernambuco, o empreendimento deve gerar 1500 empregos diretos.

Rochelli Dantas – Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário