segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mesmo com fábrica ainda em obras, Fiat traz robôs que fabricarão os veículos


20130712-213055.jpg
Enquanto as obras físicas da Fiat seguem em Goiana, zona da mata norte estadual, o maquinário da montadora já começa a chegar ao estado. Os primeiros doze robôs do grupo já desembarcaram no Porto de Suape. Eles ficarão estocados, por tempo indeterminado, em contâineres no Terminal Portuário de Suape (Tecon Suape).
Os robôs vieram da Itália, onde a Comau, fornecedora da Fiat, os confecciona. O cronograma de chegada deste material foi antecipado para evitar atrasos no cronograma operacional da montadora italiana. A divulgação dos dados referentes a esta operação deve ser realizada em breve pela própria Comau. O valor da encomenda também não foi informado.
No vídeo abaixo, mostramos um exemplo destes robôs. Este é utilizado para produção do Fiat Panda. Porém, isso não quer dizer que este é robô será idêntico ao que será utilizado em Pernambuco. Robôs destinados à linha de produção têm tamanhos diversos podendo pesar de um quilo a 10 toneladas. Como a Fiat ainda não divulgou quais os modelos que serão produzidos por aqui, ainda não se sabe qual o tamanho do maquinário que acaba de desembarcar.
Para facilitar a chegada de maquinários como este, o governo estadual estabeleceu um novo benefício fiscal para compor a estrutura industrial. Com isso, qualquer produto, máquina ou insumo adquirido pelo polo automotivo pernambucano para compor a estrutura física industrial não terá incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao entrar no estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira e é retroativo a 1º de julho, já incluindo os robôs trazidos pela Comau.

Rochelli Dantas – Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário