sexta-feira, 5 de julho de 2013

Brasil precisa formar 850 mil profissionais até 2015 em áreas de excelência do SENAI

Levantamento aponta necessidade de formação de pessoas em ocupações técnicas nas quais a instituição alcança padrões internacionais de qualidade
Até o fim de 2015, o Brasil terá de formar 850 mil profissionais em 33 ocupações industriais. O dado faz parte de uma análise inédita realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Nessas áreas, a educação oferecida pela instituição tem padrão de excelência internacional.
Prova disso é que estudantes dos cursos oferecidos pelo SENAI em 34 modalidades profissionais representam o Brasil no WorldSkills 2013, o maior torneio de educação profissional do mundo. Neste ano, o evento reúne em Leipzig, na Alemanha, cerca de mil competidores de 53 países em 46 ocupações industriais e do setor de serviços.
A análise mostra também que, além do número de vagas, os salários oferecidos nessas áreas são compensadores. A remuneração média para essas profissões supera os R$ 2 mil. A análise inédita é baseada em dados do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado para subsidiar o planejamento da oferta de cursos técnicos e de formação inicial pelo próprio SENAI.
As ocupações do Brasil na área industrial no WorldSkills 2013 são: Aplicação de Revestimento Cerâmico, CAD, Caldeiraria, Construção de Moldes, Construção em Alvenaria, Cozinha, Design Gráfico, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Eletrônica Industrial, Estruturas Metálicas, Fresagem CNC, Impressão Offset, Instalação Hidráulica e a Gás, Instalação Manutenção de Redes, Joalheria, Manufatura Integrada, Manutenção Aeronáutica, Marcenaria, Marcenaria de Estruturas, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Refrigeração, Mecatrônica, Pintura Automotiva, Polimecânica, Robótica Móvel, Sistema Construção Drywall, Soldagem, Soluções de Software, STI, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Vitrinismo e Web Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário