segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estaleiro avança na terceira embarcação


Petroleiro Zumbi dos Palmares foi lançado ao mar e o próximo suezmax está com 40% de estrutura edificada

Zumbi dos Palmares levou dois anos e seis meses entre o batimento de quilha e a flutuação realizada ontem (EUDES SANTANA/DIVULGAÇÃO)
Zumbi dos Palmares levou dois anos e seis meses entre o batimento de quilha e a flutuação realizada ontem
No dia em que lançou ao mar sua segunda embarcação, o petroleiro Zumbi dos Palmares, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) anuncia que o terceiro suezmax, de uma série de dez idênticos encomendados pela Transpetro, já está com cerca de 40% de sua estrutura edificada. Em breve, deve ocorrer o batimento de quilha do C-003, que é a colocação do primeiro megabloco no dique seco e o encaixe dos demais, como num grande lego.
Em breve também essa terceira embarcação deve ganhar um nome. Até agora, a Transpetro tem escolhido nomes de lideranças históricas da resistência negra à escravidão para os navios construídos pelo EAS: João Cândido, entregue ao armador em maio deste ano, uma referência ao líder da Revolta da Chibata; e Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos em Alagoas, lançado ao mar ontem em uma cerimônia privada.
De acordo com informações do próprio EAS, o quarto navio (C-004) também já está em construção e se encontra em fase inicial de montagem dos blocos. A expectativa é a de que, com a experiência, ocorra uma redução do tempo de construção das embarcações. O João Cândido levou oito meses entre o batimento de quilha e o lançamento ao mar, mas em compensação foram três anos e oito meses até a entrega ao armador, porque vários pontos de solda precisaram ser refeitos. O atraso de quase dois anos na entrega rendeu ao EAS uma multa de R$ 3,6 milhões.
Batimento de quilha
Já o Zumbi dos Palmares teve seu batimento de quilha realizado em maio de 2010. Significa que até a flutuação foram dois anos e seis meses. Após a saída da Samsung Heavy Industries (SHI) da sociedade em março deste ano e a entrada da IHI Marine United Inc. (IHIMU) como estaleiro consultor, em junho, o EAS vem passando por uma reestruturação que inclui o retreinamento de suas equipes.
“Implementamos um processo amplo de reestruturação da empresa e investimos em treinamento contínuo de nossa mão de obra e em segurança. Isso se somou ao fato de nossos trabalhares estarem mais experientes. O resultado foi mais produtividade”, comentou ontem em nota o presidente do EAS, Otoniel Reis.
Para o presidente da Transpetro, Sergio Machado, o lançamento do Zumbi dos Palmes é um novo passo para a consolidação de um polo naval no Nordeste, gerando milhares de empregos. “Ao invés de exportarmos empregos para trabalhadores de outros países, estamos criando oportunidades aqui”, afirmou. O Zumbi dos Palmares deve ser entregue no primeiro trimestre de 2013, após acabamento final e comissionamento.
DIARIO DE PERNAMBUCO
MICHELINE BATISTA
michelinebatista.pe@dabr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário