quarta-feira, 7 de agosto de 2013

“PDVSA está fora da refinaria Abreu e Lima, Pernambuco”, diz Gabrielli

O dinheiro venezuelano não chegará mesmo à Refinaria Abreu e Lima (Rnest), que está sendo construída no Complexo Industrial Portuário de Suape. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, afirmou que a PDVSA, companhia de petróleo da Venezuela, não vai mais participar da sociedade.
“A PDVSA está fora da refinaria. A PDVSA não participou do negócio. Ela tinha uma declaração de intenções de assumir 40% da refinaria, mas ela não colocou nada. A Petrobras construiu 100% da refinaria. Ela não colocou recursos, portanto, está fora. A usina já está em fase de conclusão”, disse Gabrielli, em entrevista ao Valor.
Pelo acordo firmado em 2005, o Brasil assumiria 60% dos gastos e a Venezuela, por meio da PDVSA, os 40% restantes. A obra já ultrapassou a casa dos 70% de conclusão e a parceria não foi concretizada. A Rnest será a unidade com maior taxa de conversão de óleo cru em Diesel (70%) apta a processar 230 mil barris por dia de petróleo pesado.

Rochelli Dantas – Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário