sexta-feira, 31 de maio de 2013

Empresa de Caldeiraria Espanhola investe R$ 50 Mi em Suape

LEIMIG ressalta força de mercado de fornecedores
TATIANA NOTARO
A dois dias atrás, pela manhã, 40 fornecedores apresentavam seus produtos e serviços em busca de novos negócios. No segundo Encontro de Fornecedores promovido pelo Fórum Suape Global, com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o epicentro foi a espanhola Aguilar y Sales, que vai inaugurar sua unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape em setembro. A indústria, do setor de caldeiraria especializada, está investindo R$ 50 milhões na primeira etapa da filial, prevê empregar 150 funcionários (principalmente soldadores e caldeireiros) e criar aqui o ponto de distribuição para o mercado brasileiro. O portfólio de produtos inclui trocadores de calor, reatores, vasos de pressão e colunas, todos com desenhos especiais para cada processo.
Gerente Industrial da Aguilar y Sales, Jesus Latorre disse que a fábrica de caldeiraria pesada tem 60 anos de mercado e especialidade na fabricação de equipamentos industriais. “Fazemos todos os projetos em Barcelona (Espanha), além de um pequeno centro de produção em Marrocos”, completou. A expansão para o Brasil focou Suape por uma questão estratégica de localização geográfica e proximidade com o porto. A planta tem 15 mil metros quadrados em um terreno de 60 mil m², com previsão de expansão. O plano de negócios visa atender  principalmente indústrias farmacoquímicas, petróleo e gás e as refinarias do Nordeste.
caldeiraria
Entre o leque de fornecedores que se apresentou ontem à espanhola, Usiminas e AcelorMittal são particularmente interessantes: poderão fornecer de 50% a 70% da demanda de aço da Aguilar y Sales. “Inclusive com aço processado. Outra vantagem é a proximidade”, completou Latorre. O contato também incluiu outros grupos de fornecedores, gerais (componentes, móveis, alimentação, fardamento, segurança) e específicos (chapas de aço, carbono, inox, forja, ferramentas, caldeiraria). “Uma empresa, quando está em instalação, tem prazos a cumprir. Um mercado fornecedor consolidado dá mais segurança”, comentou o presidente do Suape Global, Silvio Leimig.
O primeiro encontro promovido aproximou fornecedores do estaleiro STX Promar, em novembro. Participaram também 40 empresas presentes e seis negócios foram fechados. Outros estão em andamento, segundo Leimig. “A metodologia (dos encontros com fornecedores) é que a empresa estruturadora se apresente e os fornecedores, que vêm a convite do IEL, digam o que podem atender”, simplificou.
FOLHA PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário