segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cursos gratuitos no Senai: inscrições abertas


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) prorrogou para quinta-feira (13) as inscrições para as 2.071 vagas dos cursos técnicos gratuitos que a entidade oferecerá em 2013. As inscrições encerrariam neste domingo (9), mas por conta de problemas técnicos no site da upenet (www.upenet.com.br), empresa organizadora da seleção, foram adiadas.
A previsão é que os problemas técnicos no site sejam resolvidos até a tarde desta segunda-feira (10). Com a prorrogação, as inscrições podem ser feitas até quinta-feira (13) e o pagamento do boleto até a sexta-feira (14). As provas, que estavam marcadas para 13 de janeiro de 2013, acontecerão dia 20 de janeiro.
Para o próximo ano, o Senai flexibilizou duas exigências aos candidatos. A quem optar pelo turno da noite, não será exigida a idade máxima de 22 anos e o candidato poderá já ter concluído o ensino médio. Para os turnos da manhã e da tarde permanecem os critérios de idade, dos 16 aos 22 anos, e estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio no ato da matrícula.
A taxa de inscrição custa R$ 20, mas o Senai-PE concederá isenção do pagamento dessa taxa para até 10% do total das vagas ofertadas. O número de vagas dobrou em relação ao ano passado, assim como a expectativa de inscritos. Se em 2011 foram oferecidas 930 vagas e 15 mil disputaram, este ano devem se inscrever 30 mil. As vagas são para os seguintes cursos: administração, alimentos, automação industrial, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletroeletrônica, logística, manutenção automotiva, produção de moda, química, redes de computadores, refrigeração e climatização, telecomunicações, vestuário e segurança do trabalho.
Das dez escolas do Senai no estado, oito estarão participando da seleção: Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. As escolas de Garanhuns e Araripina ficaram de fora porque no momento estão focadas em qualificação profissional e não vão oferecer cursos técnicos em 2013.
Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário