domingo, 4 de dezembro de 2011

Inscrição de capacitação para obra da Fiat começa na segunda


20111203-202536.jpg

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo anunciou, ontem, o cronograma de cadastramento para a primeira etapa da capacitação profissional de mão de obra para o Polo Automotivo de Goiana. A fase inicial vai capacitar 6.782 pessoas para as obras de construção e montagem da fábrica da Fiat em Goiana. As vagas serão oferecidas em 13 cidades da Mata Norte do Estado e da Região Metropolitana do Recife.

Além de Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba serão contempladas com as vagas de qualificação. Os cursos de formação serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que deslocará sua estrutura de ensino para cada uma das cidades beneficiadas, onde serão montados canteiros escola.

O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, ressalta a decisão do governo do Estado e da Fiat de beneficiar os moradores da região. “Definimos com a Fiat, as cidades que serão beneficiadas, e com as prefeituras, o número de vagas por município. Com exceção de Goiana, que vai capacitar mais gente, as outras cidades seguem um critério de proporcionalidade por número de habitantes”, explicou o secretário.

Os cursos serão de graça e formarão ajudante, auxiliar de almoxarifado, armador, almoxarife, apontador, azulezador, carpinteiro, encanador, encarregado de obras, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, servente, supervisor de montagem e ajudante de montagem. As inscrições acontecem vão de 5 a 15 de dezembro. Cada cidade terá seus dias específicos de cadastramento. Independente do dia da inscrição da cidade, os candidatos podem comprovar a escolaridade até o dia 15 de dezembro.

A documentação necessária para a inscrição é simples: um documento com foto e comprovante de residência. O candidato tem que ter no mínimo 18 anos e o pré-requisito de escolaridade varia segundo a ocupação, podendo ser exigido o fundamental incompleto, fundamental completo e ensino médio.
Os candidatos que optarem por ocupações que exigem o fundamental incompleto ou completo e não conseguirem comprovar a respectiva escolaridade, serão encaminhados para um curso de reforço escolar de 100 horas de duração, que provavelmente ficará a cargo do Serviço Social da Indústria (Sesi), ao fim do qual serão avaliados. Caso comprovem ter os conhecimentos equivalentes aos da atual 5ª série do ensino fundamental ou do ensino fundamental concluído, prosseguirão para qualificação profissional do Senai.

Será cadastrado para cada ocupação um número de trabalhadores equivalente a 1,5 vezes a quantidade real de vagas no respectivo município. Desta forma, serão inscritos, ao todo, 10.173 pessoas. A chamada dos candidatos obedecerá a ordem de inscrição, priorizando beneficiários do Bolsa Família e do seguro desemprego.

“Além de proporcionar oportunidades para os habitantes de Goiana e das 12 cidades próximas da nova fábrica da Fiat, o programa de capacitação é uma tentativa de promover a inclusão social com a qualificação. A prioridade para os beneficiários do Bolsa Família e do seguro desemprego garante, em teoria, que a maioria dos cadastrados seja de desempregados”, afirmou Antônio Carlos Maranhão.

Há mais de dois meses que o governo vinha discutindo tecnicamente como operacionalizar a capacitação destes trabalhadores. A Secretaria de Trabalho é responsável pela viabilização das negociações, apoio técnico e operacional dos cursos de formação. Os custos estão dentro de um pacote que envolve investimentos do governo federal, governo estadual e Fiat. A fábrica, que, segundo a montadora, deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2014, prevê investimentos de R$ 4 bilhões.

Os cursos começam no dia 2 de janeiro de 2012 e terão duração variável, podendo chegar a até 200h/aula. A previsão é que a Fiat comece a aproveitar esses profissionais a partir de março ou abril. “Naturalmente não vamos formar os 6.782 trabalhadores ao mesmo tempo. A divisão das turmas ainda não está definida porque, entre outros detalhes, precisamos analisar as inscrições e observar o número de candidatos que vão precisar do reforço escolar”, finalizou o secretário.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Confira as datas e locais de inscrição para empregos na FIAT Pernambuco

Confira as datas e locais de inscrição em cada cidade:

Goiana
Onde: Ginásio Municipal de Esportes (Av. Manoel Carlos Mendonça, s/n, Centro)
Quando: de 5 a 7 de dezembro

Itaquitinga
Onde: Clube Municipal de Itaquitinga (Av. Antônio Carlos de Almeida, s/n, Centro)
Quando: de 5 de dezembro

Condado
Onde: Centro da Cidade (Av. 15 de Novembro, n. 60)
Quando: de 6 de dezembro

Aliança
Onde: Clube Municipal de Aliança (R. Major Belarmino Pessoa, s/n, Centro)
Quando: de 7 de dezembro

Ferreiros
Onde: Centro Cultural (R. São José, s/n, Centro – por trás da Igreja Matriz)
Quando: 8 de dezembro

Itambé
Onde: Centro Social Municipal (R. Senador Paulo Guerra, s/n, Centro do antigo matadouro)
Quando: 8 de dezembro

Camutanga
Onde: Ginásio Esportivo da Escola Monsenhor Júlio (Av. Manoel Carlos Mendonça, s/n, Centro, conhecido como Estrada de Cima)
Quando: 9 de dezembro

Timbaúba
Onde: Ginásio Municipal de Esportes (BR-408, s/n)
Quando: 9 de dezembro

Igarassu
Onde: Ginásio Municipal de Esportes (Av. Joaquim Nabuco, s/n, Centro)
Quando: 12 a 14 de dezembro

Itapissuma
Onde: Centro Social de Itapissuma (R. Barão de Itapissuma, s/n, Grêmio)
Quando: 12 de dezembro

Abreu e Lima
Onde: Centro Comunitário (R. Carlos Gomes, s/n, Timbó, perto da Albuquerque Pneus)
Quando: 13 e 14 de dezembro

Araçoiaba
Onde: Escola Jesus de Nazaré  – anexo da Escola estadual Maia Gaião) (Av. João Pessoa Guerra, s/n, Centro (perto da Igreja Assembleia de Deus)
Quando: 15 de dezembro

Itamaracá
Onde: Arena de Eventos (a confirmar)
Quando: 15 de dezembro

Governo abre mais de 6 mil vagas em cursos de qualificação para a Fiat



A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo vai abrir inscrições, na próxima segunda-feira (5), para os interessados em trabalhar na construção da nova fábrica da Fiat em Pernambuco. A montadora será erguida ao custo de R$ 3 bilhões no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. O cadastramento e os cursos de capacitação serão restritos a trabalhadores de 13 municípios da região.



Além de Goiana, serão cadastrados candidatos em Itaquitinga, Condado, Aliança, Ferreiros, Itambé, Camutanga, Timbaúba, Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, Araçoiaba e Itamaracá. Ao todo, serão inscritas 10.173 pessoas, que devem ocupar um total de 6.782 vagas nos cursos. A maioria das ocupações exige Ensino Fundamental e a seleção vai priorizar beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego.
“Depois de uma reunião ontem com representantes da Fiat ficou decidido o cronograma de execução da seleção, com início dos cursos previsto para 2 de janeiro de 2012. Os municípios foram selecionados de acordo com a proximidade de Goiana, para permitir que o deslocamento das pessoas para o trabalho ocorra sem a separação do ambiente familiar. É também uma intenção da empresa que a fábrica empregue profissionais na região onde será construída”, detalhou o secretário do Trabalho, Antônio Carlos Maranhão.

Segundo o secretário, a previsão é de que a Fiat comece a chamar os trabalhadores entre março e abril de 2012. As oportunidades são para ajudante de pedreiro, auxiliar de almoxarifado, armador, almoxarife, apontador, azulejador, carpinteiro, encanador, encarregado de obras, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, servente, supervisor de montagem e ajudante de montagem.

As vagas serão direcionadas por ordem de inscrição, de acordo com as prioridades para pessoas que recebem Bolsa Família e Seguro Desemprego. Os candidatos podem se inscrever mesmo sem ter a comprovação do nível de escolaridade. Nestes casos, terão até o dia 15 de dezembro para apresentar a documentação, no mesmo local onde se inscreveram. Nas cidades onde o processo ocorrerá no dia 15 de dezembro, não haverá alteração de prazo e a documentação precisará ser entregue também até esta data.

Os candidatos às ocupações que exigem Ensino Fundamental Incompleto e Ensino Fundamental Completo e que não consigam comprovar a escolaridade serão encaminhados para um curso de reforço de escolaridade de 100h/aula. Ao fim do processo, passarão por uma avaliação, para só depois serem encaminhados para os cursos profissionalizantes. Os parceiros nestas etapas são o Sesi e o Senai.

Juliana Cavalcanti, do Diario de Pernambuco