sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Governo abre mais de 6 mil vagas em cursos de qualificação para a Fiat



A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo vai abrir inscrições, na próxima segunda-feira (5), para os interessados em trabalhar na construção da nova fábrica da Fiat em Pernambuco. A montadora será erguida ao custo de R$ 3 bilhões no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. O cadastramento e os cursos de capacitação serão restritos a trabalhadores de 13 municípios da região.



Além de Goiana, serão cadastrados candidatos em Itaquitinga, Condado, Aliança, Ferreiros, Itambé, Camutanga, Timbaúba, Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, Araçoiaba e Itamaracá. Ao todo, serão inscritas 10.173 pessoas, que devem ocupar um total de 6.782 vagas nos cursos. A maioria das ocupações exige Ensino Fundamental e a seleção vai priorizar beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego.
“Depois de uma reunião ontem com representantes da Fiat ficou decidido o cronograma de execução da seleção, com início dos cursos previsto para 2 de janeiro de 2012. Os municípios foram selecionados de acordo com a proximidade de Goiana, para permitir que o deslocamento das pessoas para o trabalho ocorra sem a separação do ambiente familiar. É também uma intenção da empresa que a fábrica empregue profissionais na região onde será construída”, detalhou o secretário do Trabalho, Antônio Carlos Maranhão.

Segundo o secretário, a previsão é de que a Fiat comece a chamar os trabalhadores entre março e abril de 2012. As oportunidades são para ajudante de pedreiro, auxiliar de almoxarifado, armador, almoxarife, apontador, azulejador, carpinteiro, encanador, encarregado de obras, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, servente, supervisor de montagem e ajudante de montagem.

As vagas serão direcionadas por ordem de inscrição, de acordo com as prioridades para pessoas que recebem Bolsa Família e Seguro Desemprego. Os candidatos podem se inscrever mesmo sem ter a comprovação do nível de escolaridade. Nestes casos, terão até o dia 15 de dezembro para apresentar a documentação, no mesmo local onde se inscreveram. Nas cidades onde o processo ocorrerá no dia 15 de dezembro, não haverá alteração de prazo e a documentação precisará ser entregue também até esta data.

Os candidatos às ocupações que exigem Ensino Fundamental Incompleto e Ensino Fundamental Completo e que não consigam comprovar a escolaridade serão encaminhados para um curso de reforço de escolaridade de 100h/aula. Ao fim do processo, passarão por uma avaliação, para só depois serem encaminhados para os cursos profissionalizantes. Os parceiros nestas etapas são o Sesi e o Senai.

Juliana Cavalcanti, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário