quinta-feira, 27 de março de 2014

Roca, maior fabricante de louças sanitárias do mundo, inaugura fábrica próxima quarta-feira em Vitória de Santo Antão - PE


Conforme previsto para o primeiro trimestre do ano, a primeira fábrica de metais sanitários no País será inaugurada na próxima quarta-feira (02), em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado. A unidade do grupo espanhol Roca, líder mundialem produtos para salas de banho (Roca e Celite), terá capacidade produtiva de um milhão de peças por ano e previsão de gerar 230 empregos diretos na região.
Segundo a empresa, a fábrica terá tecnologia e engenharia de produção avançados, além de estrutura completa de fundição, usinagem, polimento e cromeação. A galvanoplastia (processo de revestimento de peças) será 100% automática. A unidade pernambucana foi construída em um terreno de 50 mil metros quadrados (m²), em frente à fábrica da Kraft Foods. A inauguração ocorre às 09h.

Mais empresas italianas devem vir para Pernambuco no rastro da Fiat

A implantação da unidade da Fiat no município de Goiana, na Zona da Mata Norte, deve se consolidar como uma janela para a instalação de outras indústrias italianas por aqui, assim como aconteceu em Betim (MG). Essa é a expectativa do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, que realiza a primeira visita oficial ao estado.
"Será a maior fábrica da Fiat no mundo e deve ser semelhante ao que aconteceu em Minas Gerais. A presença da Fiat não é só empresarial, porque a empresa também realiza projetos ambientais, sociais e culturais e estas ações devem reforçar ainda mais as relações entre a Itália e Pernambuco", destacou Trombetta.
O embaixador ressaltou que várias empresas italianas já atuam em Pernambuco, entre as quais o estaleiro Navalmare (que vai montar no Porto do Recife estruturas para plataformas de petróleo), a Enel Green Power (que está instalando parques eólicos no estado), além da Campari e do grupo Fincantieri, do estaleiro Promar.
Ao todo, são 845 empresas italianas atuando no Brasil. Raffaele Trombetta espera que este número seja maior e também que mais empresários brasileiros se interessem em investir no território italiano. Entre as ações do governo italianopara atrair investimentos está o programa "Destino Itália", lançado recentemente.
A agenda oficial do embaixador italiano contou com uma audiência e um almoço com o governador Eduardo Campos. Em seguida, aconteceu uma reunião comrepresentantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), na qual ficou acertada a realização de uma pesquisa para identificar segmentos prioritários para promover o intercâmbio industrial entre Pernambuco e as regiões italianas, através de missões empresariais.
Trombetta também veio conferir a preparação para receber a seleção italiana e os conterrâneos durante a Copa do Mundo. Além de visitar a Arena Pernambuco, a equipe veio acertar os detalhes para a criação de um grupo consular especial, que funcionará no período do Mundial de Futebol.
"Já fui em Manaus e vou a Natal. Completamos a primeira avaliação do que a Itália pode fazer por aqui para preparar a participação da seleção e também dos torcedores. Porque não é só a seleção; são os torcedores e a imprensa italiana. Não tenho dúvidas de que a Itália vai ser bem recebida", destacou, revelando que a Embaixada da Itália iniciará uma agenda de eventos culturais no Brasil até a Copa.
Por Juliana Cavalcanti/ Diário de Pernambuco

terça-feira, 18 de março de 2014

Fiat vai ampliar divulgação de 800 vagas em Pernambuco

A Fiat Chrysler vai lançar na próxima semana uma campanha institucional para ampliar a divulgação da seleção que já está fazendo para a fábrica de Goiana, Zona da Mata Norte. Estão abertas cerca de 800 vagas em diversos cargos, de níveis fundamental, médio e superior, nas áreas operacional, técnica e de apoio.
A companhia não revela se está tendo dificuldades de encontrar pessoal nem diz quais funções fazem parte da seleção ou qual é a remuneração – esses detalhes deverão ser expostos na campanha da próxima semana, que também indicará endereços em Igarassu e Goiana para que os candidatos deixem os currículos.
Contudo, os interessados já podem cadastrar suas informações no site onde são disponibilizadas as vagas da empresa: há duas vagas com indicação para Pernambuco: analista de telecomunicações e líder de equipe de qualidade. Porém, no fim do mês passado, a companhia havia repassado para o Jornal do Commercio que em breve haverá um link rotulado Projeto Pernambuco, concentrando as oportunidades no Estado. Além disso, as unidades da Agência do Trabalho/Sine também recebem currículos.
CAPACITAÇÃO – Quem deseja conquistar uma das vagas também pode contar com capacitação técnica gratuita. O Governo do Estado anunciou ontem uma nova etapado programa Novos Talentos, com 600 vagas, sendo 400 para o Polo Automotivo de Goiana. As inscrições começaram nesta segunda e podem ser feitas no site do projeto, onde também estão os detalhes do curso.

terça-feira, 11 de março de 2014

Com investimento de R$ 725 milhões, Ambev inaugura unidade de Itapissuma

A unidade é a maior do Norte e Nordeste e recebeu investimento de R$ 725 milhões
Foto: Paulo Veras/Blog de Jamildo
Do NE10
A Ambev inaugurou, na manhã desta terça-feira (11), sua nova fábrica em Pernambuco, no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A unidade é a maior do Norte e Nordeste e recebeu investimento de R$ 725 milhões.
O evento conta com a presença do governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSDB). De acordo com a presidência da Ambev, a unidade de Itapissuma reafirma a aliança da empresa, que está no Estado há 85 anos, com Pernambuco.
A fábrica tem uma capacidade instalada de aproximadamente 8 milhões de hectolitros por ano de cerveja e refrigerantes, com nove linhas de produção. Além Pernambuco, a unidade abastece partes de Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Ceará.
Atualmente, a unidade nova emprega cerca de mil funcionários. Em Pernambuco, a Ambev gera cerca de 42 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos. A filial conta em seu portfólio com as marcas Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois, e os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma sem álcool.
A multinacional é sediada em São Paulo e tem operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicerágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, DOminica, Antigua e St. Vincent).
A empresa, tem papel relevante no mercado de trabalho pernambucano, além de ser uma das maiores pagadoras de impostos da região e do País. Só no ano passado, a companhia gerou R$ 897 milhões em impostos no Estado de Pernambuco.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fiat define grupo de fornecedores para PE

pouco mais de um ano da inauguração de sua fábrica em Pernambuco, a Fiat informou ontem (20) as empresas do parque de fornecedores que será integrado à unidade. A expectativa do grupo, revelada pelo diretor global de manufatura, Stefan Ketter, é iniciar no primeiro trimestre de 2015 a produção de 200 mil carros por ano no município de Goiana, que fica 60 quilômetros ao norte do Recife.
 
A principal fornecedora da fábrica é a Magneti Marelli, que é controlada pela Fiat. Sozinha ou em joint venture com outras empresas, a Marelli vai fornecer uma infinidade de itens, entre eles peças estampadas, eixos, tanques, pedais, sistemas de exaustão, bancos e peças plásticas injetadas.
 
Com 270 mil metros quadrados de área, o polo de fornecedores também conta com Pirelli (montagem de rodas), Saint-Gobain (vidros), Lear (bancos), Adler (tapetes), Denso (componentes de ar condicionado), Powercoat (pintura de peças), PMC (chassis), Tiberina (soldados) e Brose (mecanismo para vidros elétricos).
 
Segundo Ketter, o parque vai demandar, entre recursos da Fiat e dos fornecedores, cerca de R$ 2 bilhões em investimentos e pode gerar até 4 mil empregos. A montadora mantém em sigilo o modelo do veículo que será produzido em Pernambuco.
 
Com a proximidade da inauguração, a Fiat está receosa em relação à infraestrutura do entorno do complexo industrial. Para escoar os carros e também para receber peças, a montadora conta com a construção do chamado Arco Metropolitano do Recife, projeto que promete ligar a região da fábrica ao porto de Suape, que fica no litoral sul, sem passar pela capital de Pernambuco.
 
O projeto foi elaborado pelo Governo de Pernambuco, mas acabou incorporado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. No entanto, as obras, orçadas em quase R$ 1 bilhão, ainda estão longe de começar. "Como teremos uma planta sem grande capacidade de estoque, dependemos de um bom fluxo. É um dos fatores mais importantes e esperamos que o arco esteja pronto o mais rápido possível. É importante que tenhamos a obra em 2016", cobrou Ketter.
 
O executivo disse ainda que a montadora está prospectando terrenos para instalação do segundo parque de fornecedores. O desejo é que o terreno não fique a mais de 30 quilômetros de distância da fábrica. "A proximidade pode ser um diferencial importante", afirmou.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Petrobras abre novo concurso 1.200 vagas.

A Petrobras abriu na manhã de ontem (quinta-feira 20/02)  o edital para a seleção de mais de 1.200 vagas em todo o País. As inscrições começam nesta segunda-feira (24) e se encerram no dia 17 de março.
São 84 vagas para o nível médio, mais cinco para pessoas com deficiência. Ainda para o nível médio será feito um cadastro de mais 1.000 profissionais. No nível superior, 12 oportunidades para contratação imediata, mais 132 para cadastro.
taxa de inscrição é de R$ 40 reais para os cargos de nível médio, e R$ 58 para os de nível superior. As provas serão no dia 18 de maio. O resultado final tem previsão de divulgação para o dia 26 de junho de 2013.
As vagas de nível superior são para os cargos de engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de produção júnior e médico do trabalho júnior. Para o nível médio, destacam-se oportunidades para técnico em segurança, técnico em logística do transporte, técnico em exploração de petróleo — geodésia e técnico em edificações.
Os salários para o nível médio são de R$ 2.073,87 (base) com garantia de remuneração mínima de R$ 3.400,47. Para o cargo de engenheiro, os ganhos começam em R$ 4.929,01 (com garantia de remuneração mínima de R$ 8.081,98), e para o de médico, R$ 4.574,75 com remuneração mínima de R$ 7.501,06.
Os admitidos no concurso terão os seguintes benefícios:
— Auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada);
— Auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para filhos(as);
— Complementação educacional (somente para os cargos de nível médio);
— Assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia;
— Plano de Previdência Complementar, opcional;
— PAE – Programa de Assistência Especial (destinado às pessoas com deficiência, filhos(as) de empregados(as));
— Participação nos lucros e/ou resultados;
— Incentivo ao ensino superior para filhos(as) de empregados(as);
— Complementação do auxílio doença.
Provas
As provas para cargos do nível médio serão formadas por 40 questões deconhecimentos específicos e 20 de conhecimentos básicos, sendo esta última composta por dez questões de português e dez de matemática.
Para o nível superior, serão 70 questões ao todo. Serão 20 de conhecimentos básicos (dez de português e dez de matemática) e 50 de conhecimentos específicos.
Os exames serão aplicados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Macaé (RJ), Manaus (AM), Mauá (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus do Sul (PR) e São Paulo (SP).
Mais informações e o edital podem ser conferidos na página da Cesgranrio, que aplica o concurso.
Confira a lista completa dos cargos de nível médio:
Técnico(a) de exploração de petróleo júnior — geodésia
Técnico(a) de inspeção de equipamentos e instalações júnior
Técnico(a) de logística de transporte júnior — controle
Técnico(a) de manutenção júnior — mecânica
Técnico(a) de operação júnior
Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior — edificações
Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior — mecânica
Técnico(a) de segurança júnior
Técnico(a) de suprimento de bens e serviços júnior — administração

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Refinaria Abreu e Lima entra em operação em novembro

20140206-204915.jpg
Com o objetivo principal de produzir óleo diesel, a Refinaria Abreu e Lima (RNest) vai começar a operar neste ano, complementando a oferta desse produto no mercado brasileiro. O empreendimento encontra-se com mais de 80% das obras concluídas. A primeira fase tem previsão de partida para novembro de 2014, com capacidade de 115 mil bpd (Trem 1).
A unidade processará o total de 230 mil barris diários de petróleo quando a segunda fase (Trem 2), prevista para ser entregue em maio de 2015, entrar em operação. Esse número representa aproximadamente 11% da capacidade atual de refino de petróleo no Brasil. A Abreu e Lima será a nossa unidade operacional com a maiortaxa de conversão de petróleo em diesel: o equivalente a 70% de sua produção. A refinaria produzirá ainda derivados como nafta; coque de petróleo; gás liquefeito de petróleo (GLP); entre outros. Os produtos entregues pela unidade se destinam, predominantemente, a atender o mercado do Norte/Nordeste. Atualmente, o empreendimento gera cerca de 40 mil empregos diretos e está sendo construído com 86% de conteúdo local. Características técnicas:
Capacidade: 230.000 bpd (36.600 m3/d) de petróleo 16ºAPI
Trem 1 – 115 mil bpd – Nov/14
Trem 2 – 115 mil bpd – Mai/15