quarta-feira, 19 de junho de 2013

Hemobrás abre seleção para estágio

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) abriu seis vagaspara estudantes de nível superior de diversas áreas. As oportunidades são para o escritório no Recife e o candidato precisa estar cursando a partir do 4º perído. Das vagas ofertadas, cinco são para jornada de trabalho de 30 horas semanais e uma com carga horária de 20 horas semanais.
Para a área de comunicação, o interessado deve estar cursando Design Gráfico ou Publicidade, a partir do 5º período, com conhecimento em Corel Draw, Photoshop, Ilustrator, InDesign e fotografia. Na área de compras, a vaga é para estudante de Direito, a partir do 5º período, com conhecimento na área de gestão de contratos. Em gestão de pessoas, é preciso estar no curso de Administração, a partir do 4º período, o mesmo requesito para a vaga na área administrativa. Para a área Socioambiental, selecionam-se estudantes de Engenharia Ambiental, Biologia, Gestão Ambiental, Tecnologias Ambientais, Farmácia, Química ou Engenharia Química. Desejável conhecimento de hemoterapia, sistema de gestão ambiental e gerenciamento de resíduo, incluindo coleta seletiva.
A bolsa é no valor de R$ 1 mil (30 horas) e R$650 (20 horas), além de vale-transporte de R$ 6 por dia. Os currículos devem ser enviados para o e-mail selecao@hemobras.gov.br, até a próxima quinta-feira, 20 de junho.
Diário de Pernambuco

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mais uma Empresa Anuncia Investimento no Polo Farmacoquímico - Goiana PE


Mais uma empresa anunciou investimentos no Polo Farmacoquímico pernambucano, localizado em Goiana. Com investimento inicial de R$ 5 milhões, o grupo Multisaúde irá construir a segunda planta brasileira no local. A empresa irá se instalar em uma área total de 4,2 hectares. A previsão é de que a construção tenha início em agosto.
Durante a construção da planta serão geradas 60 oportunidades de trabalho. Quando entrar em operação, a demanda será de 43 funcionários. A ideia é que estes funcionários sejam treinados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Goian, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e outra instituições locais.
A operação deve ter início em janeiro de 2016. Em Goiana, o grupo Multisaúde deve 1,2 milhão de comprimidos do polivitamínico, carro-chefe da empresa. Além deele, serão produzidos medicamentos fitoterápicos, nutracêuticos, homeopáticos e alopáticos, entre eles o energético Energiton e o nutracêutico Beauty Body Sculpture Lipo Solution, dedicado a eliminição da gordura localizada.
Para se instalar em Goiana, o grupo recebeu incentivos fiscais concedidos pelo Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) e pela infraesrtutura fornecida pelo Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper).
O Polo Farmacoquímico é composto por uma área total é de 345 hectares. Por enquanto, o único projeto que está sendo implantado é o da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Outras sete empresas têm projetos anunciados para a região: VitaDerm, Riff, AC Diagnóstico, Ionquímica, Lafepe Química, Cosméticos e Rishon.
Diário de Pernambuco

terça-feira, 11 de junho de 2013

Fábrica de dormentes da Ferrovia Transnordestina demite 800 funcionários


20130611-094239.jpg
A fábrica de dormentes da Ferrovia Transnordestina está completamente parada. A produção, localizada no município de Salgueiro, no Sertão do estado, era a única movimentação efetiva de atividade no projeto em Pernambuco e sua suspensão levou à demissão de aproximadamente 800 trabalhadores, segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE).
O representante da subsede do sindicato em Salgueiro, Luciano Silva, afirmou que a Transnordestina Logística (TLSA), empresa responsável pela obra, alega que o estoque de dormentes está em capacidade máxima e a obra não avança com velocidade para reduzir esse volume, estimado em 350 mil unidades. Com essa quantidade, é possível montar cerca de 200 quilômetros de ferrovia. “Recontratações só em outubro, eu acho”, previu.
Há um ano, essa produção também passou por suspensão, pelo mesmo motivo. Com as demissões atuais, cerca de 3 mil trabalhadores permanecem no projeto em Pernambuco. São 4,5 mil no total. A construção hoje está em montagem da superestrutura da ferrovia (a fase trata da colocação dos trilhos e dormentes) em Parnamirim e Arcoverde, onde um túnel segue em construção para que os trens passem sob a BR-232. A cidade também possui uma unidade industrial para fabricação de pré-moldados.
Apesar dos desligamentos, uma paralisação de advertência da força de trabalho está agendada para a próxima semana. “Há uma parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) vencida e outra vence em junho. Vamos pressionar com paralisação nos três estados para que esse ponto se regularize”, pontuou Silva. A assessoria de Imprensa da TLSA não emitiu posicionamento sobre a obra. Com informações do Diario de Pernambuco.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O 2º Estaleiro Pernambucano.


20130609-230435.jpg
Começa a operar a fábrica que consolida polo naval
Adriana Guarda
O Vard Promar, segundo estaleiro pernambucano, começa a funcionar no próximo dia 17, no Complexo de Suape. O start será dado com o corte da chapa de aço do primeiro navio do empreendimento. Vizinho de muro do Atlântico Sul, o Promar contribui para dar forma ao polo naval do Estado. Com expertise na fabricação de embarcações de apoio offshore (fundamentais na exploração de petróleo em águas profundas), o estaleiro tem o plano audacioso de conquistar 30% das encomendas da Petrobras no setor. Até 2020, a petrolífera vai contratar 150 desses navios.
A primeira encomenda da indústria são oito navios gaseiros (usados no transporte de gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha) para a Transpetro, com valor de R$ 917 milhões. “Vamos construir essas embarcações que são simples, mas nosso principalnegócio são os navios de apoio offshore. Nos últimos 9 anos construímos 30 deles”, destaca Miro Arantes, presidente do estaleiro. O Vard Promar conta com uma unidade em Niterói, além da nova planta em Suape. Os dois primeiros gaseiros da Transpetro estão sendo construídos no Rio. “Fizemos isso para não atrasar o cronograma, porque a primeira embarcação precisa ser entregue ao cliente em maio de 2014”, afirma. O primeiro navio made in Pernambuco, que começa a ser construído no dia 17 deverá integrar a frota da Transpetro em abril de 2015.
O Vard Promar espera consolidar sua carteira até 2017 com a encomenda de dois navios Pipe-Laying Support Vesse (PLSV) para a Petrobras. A companhia está licitando quatro embarcações desse tipo. O consórcio formado pela francesa Technip e a Odebrecht Óleo e Gás (OOG) ficaram em primeiro lugar no certame para arrendar dois desses navios à Petrobras e escolheram o Vard Promar para construir as embarcações. As empresas aguardam o sinal verde da Petrobras para tocar a encomenda. Arantes explica que os PLSVs têm mais tecnologia embarcada e maior valor agregado, com preço estimado em US$ 250 milhões cada um.
O empresário acredita que o desafio da retomada da indústria naval brasileira nos próximos anos será atingir índices internacionais de produtividade. “A curva de aprendizagem de um estaleiro é de 5 a 10 anos”, afirma. Para evitar o problema crônico de mão de obra, a empresa decidiu qualificar 100 profissionais que vão atuar em Suape na planta de Niterói. Hoje, o estaleiro conta com 325 funcionário e deverá fechar o ano com 600. Quando estiver em plena operação serão 1.500 colaboradores.
20130609-230447.jpg

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Empresa de Caldeiraria Espanhola investe R$ 50 Mi em Suape

LEIMIG ressalta força de mercado de fornecedores
TATIANA NOTARO
A dois dias atrás, pela manhã, 40 fornecedores apresentavam seus produtos e serviços em busca de novos negócios. No segundo Encontro de Fornecedores promovido pelo Fórum Suape Global, com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o epicentro foi a espanhola Aguilar y Sales, que vai inaugurar sua unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape em setembro. A indústria, do setor de caldeiraria especializada, está investindo R$ 50 milhões na primeira etapa da filial, prevê empregar 150 funcionários (principalmente soldadores e caldeireiros) e criar aqui o ponto de distribuição para o mercado brasileiro. O portfólio de produtos inclui trocadores de calor, reatores, vasos de pressão e colunas, todos com desenhos especiais para cada processo.
Gerente Industrial da Aguilar y Sales, Jesus Latorre disse que a fábrica de caldeiraria pesada tem 60 anos de mercado e especialidade na fabricação de equipamentos industriais. “Fazemos todos os projetos em Barcelona (Espanha), além de um pequeno centro de produção em Marrocos”, completou. A expansão para o Brasil focou Suape por uma questão estratégica de localização geográfica e proximidade com o porto. A planta tem 15 mil metros quadrados em um terreno de 60 mil m², com previsão de expansão. O plano de negócios visa atender  principalmente indústrias farmacoquímicas, petróleo e gás e as refinarias do Nordeste.
caldeiraria
Entre o leque de fornecedores que se apresentou ontem à espanhola, Usiminas e AcelorMittal são particularmente interessantes: poderão fornecer de 50% a 70% da demanda de aço da Aguilar y Sales. “Inclusive com aço processado. Outra vantagem é a proximidade”, completou Latorre. O contato também incluiu outros grupos de fornecedores, gerais (componentes, móveis, alimentação, fardamento, segurança) e específicos (chapas de aço, carbono, inox, forja, ferramentas, caldeiraria). “Uma empresa, quando está em instalação, tem prazos a cumprir. Um mercado fornecedor consolidado dá mais segurança”, comentou o presidente do Suape Global, Silvio Leimig.
O primeiro encontro promovido aproximou fornecedores do estaleiro STX Promar, em novembro. Participaram também 40 empresas presentes e seis negócios foram fechados. Outros estão em andamento, segundo Leimig. “A metodologia (dos encontros com fornecedores) é que a empresa estruturadora se apresente e os fornecedores, que vêm a convite do IEL, digam o que podem atender”, simplificou.
FOLHA PE

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fiat: investimento em Pernambuco soma R$ 7 bi


Somarão R$ 7 bilhões os investimentos da Fiat e alguns de seus fornecedores na nova unidade industrial que está em construção em Goiana, Pernambuco, segundo divulgou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que na terça-feira (22), aprovou sua parte no financiamento do empreendimento. O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), gerido pela Sudene, irá emprestar à Fiat R$ 1,96 bilhão, e o Banco do Nordeste, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), colocará mais R$ 888,3 milhões na operação. O BNDES já havia aprovado, em janeiro passado, R$ 2,4 bilhões. Com isso, R$ 5,2 bilhões dos recursos a serem investidos em Goiana virão de fontes públicas. 
De acordo com informações da Sudene, os recursos do FNDE vão financiar72,66% das obras civis da fábrica de automóveis, 100% das obras civis do parque de fornecedores e 100% das máquinas compradas no País. O financiamento do FDNE corresponde a 27,77% do investimento total – é a segunda maior operação financiada pelo Fundo; a primeira é a Ferrovia Transnordestina. Somando também os aportes do FNE, os fundos regionais de financiamento do Nordeste representam 40,36% do total a ser investido. A superintendência informou ainda que a Fiat colocará R$ 1,4 bilhão em recursos próprios. 
 
Além da linha de produção de automóveis com capacidade para 250 mil unidades/ano, a nova planta industrial da Fiat incluirá fábrica de motores, campos de provas, centros de desenvolvimento tecnológico e de capacitação profissional. Segundo a Sudene, durante a fase de construção do complexo, serão gerados cerca de 7 mil empregos. Quando entrar em operação, a partir de 2015, a Fiat deverá empregar 4,8 mil pessoas diretamente, e sua cadeia de suprimentos outras 12 mil. O empreendimento também pode atrair um polo siderúrgico para a região.
 
Até agora, a Fiat informou que a fábrica de automóveis consumirá R$ 4 bilhões, e a planta de motores mais R$ 500 milhões. Os R$ 2,5 bilhões restantes para completar os R$ 7 bilhões informados pelam Sudene, portanto, deverão ser direcionados às outras instalações do complexo industrial de Goiana, incluindo também empreendimentos de fornecedores como a Magneti Marelli, pertencente ao Grupo Fiat, que já confirmou a instalação de unidades de produção em Pernambuco, das divisões de componentes plásticos, conjuntos de suspensão e sistemas de exaustão de motores (escapamentos e seus agregados). 
 
No início de maio, o Grupo Fiat aumentou o total e o prazo de seu programa de investimentos no Brasil, de R$ 10 bilhões de 2011 a 2014 para R$ 15 bilhões no período até 2016, incluindo as diversas empresas controladas pela companhia.

Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Conferência sobre tecnologia industrial reunirá mais de 2 mil especialistas em Pernambuco



20130513-135619.jpg
Pernambuco, estado que vem experimentando uma verdadeira revolução no setor industrial com a chegada de estaleiros, montadora de automóveis e refinaria de petróleo, vai sediar a 12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (COTEQ) entre os dias 18 a 21 de junho de 2013. Cerca de 2 mil executivos, engenheiros, técnicos e acadêmicos que atuam na área de inovação e qualidade para o setor industrial estão sendo esperados no evento que acontecerá no Enotel Resort, na Praia de Porto de Galinhas.
“A Coteq é a oportunidade para atualização técnica, intercâmbio de experiências e realização de negócios”, afirma João Conte, diretor executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), que realiza o evento em parceria com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
Em Pernambuco, o evento conta também com o apoio do Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico – Simmepe. “Este é um evento de extrema importância tendo em vista que e indústria de todo o Estado necessita se capacitar rapidamente para aproveitar o momento de expansão que estamos vivendo”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe.
Um dos principais acontecimentos da indústria no Brasil, a 12ª COTEQ apresentará novas tecnologias, produtos e serviços para o setor industrial. É oportunidade para atualização técnica, intercâmbio de experiências e a realização de negócios para executivos, engenheiros, técnicos, consultores, pesquisadores e acadêmicos.
A conferência de abertura será sobre a “A importância da tecnologia de equipamentos para a exploração e produção de petróleo – o desafio brasileiro”, ministrada por Marcos Isaac Assayag, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras. Entre os eventos paralelos destacam-se o 3º Workshop Internacional de Soldagem e União de Materias e o Fórum sobre Capacitação e Certificação de Pessoas. Será realizada também a 8ª EXPOEQUIP – Exposição de Tecnologia de Equipamentos para Corrosão & Pintura e Inspeção de Equipamentos na qual mais de 60 fabricantes nacionais e internacionais estarão apresentando seus produtos e ferramentas para tratamento de superfícies.
Mais informações: http://www.abendieventos.org.br/coteq/