sexta-feira, 31 de maio de 2013

Empresa de Caldeiraria Espanhola investe R$ 50 Mi em Suape

LEIMIG ressalta força de mercado de fornecedores
TATIANA NOTARO
A dois dias atrás, pela manhã, 40 fornecedores apresentavam seus produtos e serviços em busca de novos negócios. No segundo Encontro de Fornecedores promovido pelo Fórum Suape Global, com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o epicentro foi a espanhola Aguilar y Sales, que vai inaugurar sua unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape em setembro. A indústria, do setor de caldeiraria especializada, está investindo R$ 50 milhões na primeira etapa da filial, prevê empregar 150 funcionários (principalmente soldadores e caldeireiros) e criar aqui o ponto de distribuição para o mercado brasileiro. O portfólio de produtos inclui trocadores de calor, reatores, vasos de pressão e colunas, todos com desenhos especiais para cada processo.
Gerente Industrial da Aguilar y Sales, Jesus Latorre disse que a fábrica de caldeiraria pesada tem 60 anos de mercado e especialidade na fabricação de equipamentos industriais. “Fazemos todos os projetos em Barcelona (Espanha), além de um pequeno centro de produção em Marrocos”, completou. A expansão para o Brasil focou Suape por uma questão estratégica de localização geográfica e proximidade com o porto. A planta tem 15 mil metros quadrados em um terreno de 60 mil m², com previsão de expansão. O plano de negócios visa atender  principalmente indústrias farmacoquímicas, petróleo e gás e as refinarias do Nordeste.
caldeiraria
Entre o leque de fornecedores que se apresentou ontem à espanhola, Usiminas e AcelorMittal são particularmente interessantes: poderão fornecer de 50% a 70% da demanda de aço da Aguilar y Sales. “Inclusive com aço processado. Outra vantagem é a proximidade”, completou Latorre. O contato também incluiu outros grupos de fornecedores, gerais (componentes, móveis, alimentação, fardamento, segurança) e específicos (chapas de aço, carbono, inox, forja, ferramentas, caldeiraria). “Uma empresa, quando está em instalação, tem prazos a cumprir. Um mercado fornecedor consolidado dá mais segurança”, comentou o presidente do Suape Global, Silvio Leimig.
O primeiro encontro promovido aproximou fornecedores do estaleiro STX Promar, em novembro. Participaram também 40 empresas presentes e seis negócios foram fechados. Outros estão em andamento, segundo Leimig. “A metodologia (dos encontros com fornecedores) é que a empresa estruturadora se apresente e os fornecedores, que vêm a convite do IEL, digam o que podem atender”, simplificou.
FOLHA PE

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fiat: investimento em Pernambuco soma R$ 7 bi


Somarão R$ 7 bilhões os investimentos da Fiat e alguns de seus fornecedores na nova unidade industrial que está em construção em Goiana, Pernambuco, segundo divulgou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que na terça-feira (22), aprovou sua parte no financiamento do empreendimento. O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), gerido pela Sudene, irá emprestar à Fiat R$ 1,96 bilhão, e o Banco do Nordeste, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), colocará mais R$ 888,3 milhões na operação. O BNDES já havia aprovado, em janeiro passado, R$ 2,4 bilhões. Com isso, R$ 5,2 bilhões dos recursos a serem investidos em Goiana virão de fontes públicas. 
De acordo com informações da Sudene, os recursos do FNDE vão financiar72,66% das obras civis da fábrica de automóveis, 100% das obras civis do parque de fornecedores e 100% das máquinas compradas no País. O financiamento do FDNE corresponde a 27,77% do investimento total – é a segunda maior operação financiada pelo Fundo; a primeira é a Ferrovia Transnordestina. Somando também os aportes do FNE, os fundos regionais de financiamento do Nordeste representam 40,36% do total a ser investido. A superintendência informou ainda que a Fiat colocará R$ 1,4 bilhão em recursos próprios. 
 
Além da linha de produção de automóveis com capacidade para 250 mil unidades/ano, a nova planta industrial da Fiat incluirá fábrica de motores, campos de provas, centros de desenvolvimento tecnológico e de capacitação profissional. Segundo a Sudene, durante a fase de construção do complexo, serão gerados cerca de 7 mil empregos. Quando entrar em operação, a partir de 2015, a Fiat deverá empregar 4,8 mil pessoas diretamente, e sua cadeia de suprimentos outras 12 mil. O empreendimento também pode atrair um polo siderúrgico para a região.
 
Até agora, a Fiat informou que a fábrica de automóveis consumirá R$ 4 bilhões, e a planta de motores mais R$ 500 milhões. Os R$ 2,5 bilhões restantes para completar os R$ 7 bilhões informados pelam Sudene, portanto, deverão ser direcionados às outras instalações do complexo industrial de Goiana, incluindo também empreendimentos de fornecedores como a Magneti Marelli, pertencente ao Grupo Fiat, que já confirmou a instalação de unidades de produção em Pernambuco, das divisões de componentes plásticos, conjuntos de suspensão e sistemas de exaustão de motores (escapamentos e seus agregados). 
 
No início de maio, o Grupo Fiat aumentou o total e o prazo de seu programa de investimentos no Brasil, de R$ 10 bilhões de 2011 a 2014 para R$ 15 bilhões no período até 2016, incluindo as diversas empresas controladas pela companhia.

Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Conferência sobre tecnologia industrial reunirá mais de 2 mil especialistas em Pernambuco



20130513-135619.jpg
Pernambuco, estado que vem experimentando uma verdadeira revolução no setor industrial com a chegada de estaleiros, montadora de automóveis e refinaria de petróleo, vai sediar a 12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (COTEQ) entre os dias 18 a 21 de junho de 2013. Cerca de 2 mil executivos, engenheiros, técnicos e acadêmicos que atuam na área de inovação e qualidade para o setor industrial estão sendo esperados no evento que acontecerá no Enotel Resort, na Praia de Porto de Galinhas.
“A Coteq é a oportunidade para atualização técnica, intercâmbio de experiências e realização de negócios”, afirma João Conte, diretor executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), que realiza o evento em parceria com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
Em Pernambuco, o evento conta também com o apoio do Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico – Simmepe. “Este é um evento de extrema importância tendo em vista que e indústria de todo o Estado necessita se capacitar rapidamente para aproveitar o momento de expansão que estamos vivendo”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe.
Um dos principais acontecimentos da indústria no Brasil, a 12ª COTEQ apresentará novas tecnologias, produtos e serviços para o setor industrial. É oportunidade para atualização técnica, intercâmbio de experiências e a realização de negócios para executivos, engenheiros, técnicos, consultores, pesquisadores e acadêmicos.
A conferência de abertura será sobre a “A importância da tecnologia de equipamentos para a exploração e produção de petróleo – o desafio brasileiro”, ministrada por Marcos Isaac Assayag, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras. Entre os eventos paralelos destacam-se o 3º Workshop Internacional de Soldagem e União de Materias e o Fórum sobre Capacitação e Certificação de Pessoas. Será realizada também a 8ª EXPOEQUIP – Exposição de Tecnologia de Equipamentos para Corrosão & Pintura e Inspeção de Equipamentos na qual mais de 60 fabricantes nacionais e internacionais estarão apresentando seus produtos e ferramentas para tratamento de superfícies.
Mais informações: http://www.abendieventos.org.br/coteq/

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Fábrica de motos será instalada em Carpina


Acreditando no grande potencial de crescimento socioeconômico do Brasil e principalmente do Nordeste, o Eng° José Pedro Filho e o Administrador de Empresas Murillo Coutinho decidiram investir na fabricação e comercialização de motocicletas de 50cc.
Constituiu a empresa Hayden Motos Indústria e Comércio de Motocicletas do Brasil Ltda., que implantará uma moderna fábrica no município de Carpina Estado do Pernambuco. Para esse empreendimento, todos os estudos de viabilidades já foram elaborados e os resultados ratificam a importância dos investimentos para a região.
Programa Dizendo Tudo

domingo, 21 de abril de 2013

Aprovada doação de terras para fábricas de vidros na Mata Norte


Portal da Alepe
A Zona da Mata Norte do Estado deverá receber seis indústrias direcionadas à fabricação de vidros. O Projeto de Lei no 1.359/1 3, de autoria do Executivo Estadual, prevê a doação de terras, com encargos, e o fomento do desenvolvimento econômico na região. A matéria, relatada pelo deputado Sebastião Rufino (PSB), foi aprovada, ontem, pela Comissão de Finanças da Casa Joaquim Nabuco.
As unidades a serem instaladas são a Norvidro Comércio e Indústria de Vidros, Target Engenharia Blindagens, Intervidro Indústria e Comércio de Vidros Planos, Pórtico Esquadria, Casa Bandeirantes e Sanvidro. Juntos, os empreendimentos devem gerar cerca de R$ 54 milhões em investimentos e, aproximadamente, 700 empregos diretos.
De acordo com o presidente do colegiado, deputado Clodoaldo Magalhães (PTB), a iniciativa assegura condições para o pleno desenvolvimento do polo automotivo e da indústria pernambucana. “A iniciativa aquece a economia já que promove o crescimento da região e a geração de novos postos de trabalho”, ressaltou.
Durante o encontro, a Comissão também distribuiu quatro propostas e aprovou outras duas. Entre as que receberam parecer favorável, a de no 1.364/13, de autoria do Governo do Estado. A matéria concede isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nas saídas internas de gás natural veicular (GNV) e de gás natural comprimido (GNC). A matéria teve como relator o deputado Sebastião Rufino.

Daniel Torquato

Nova Industria se instala no Polo Farmacoquímico em Goiana


Brasbio Química terá investimentos de R$ 180 milhões. Obras devem gerar 1,2 mil  empregos diretos
ROCHELLI DANTAS
Polo tem área total de 345 hectares. Por enquanto, o único projeto em fase de implantação é o da Hemobrás (ANNACLARICE ALMEIDA/DP/D.A PRESS)
Polo tem área total de 345 hectares. Por enquanto, o único projeto em fase de implantação é o da Hemobrás
Mais uma empresa chega ao Polo Farmacoquímico de Pernambuco, localizado em Goiana, Zona da Mata Norte. A Brasbio Química instalará uma fábrica de glicerina bruta na região. O investimento na unidade será de R$ 180 milhões. O início das atividades está previsto para 2015. Durante as obras, que iniciam ainda este semestre, devem ser gerados 1,2 mil empregos diretos. Na operação, serão 170 empregados.
“Há pelo menos 14 meses estávamos negociando o projeto. A lei de doação do terreno foi publicada esta semana. Agora, daremos início ao licenciamento ambiental para darmos início à obra”, afirmou o diretor executivo da Brasbio Química, Jorge Santos.
A unidade será construída em um terreno de 80 mil metros quadrados. Quando estiver em plena operação, a fábrica terá capacidade de processar 120 toneladas de glicerina bruta por dia. “Temos mercado. Nosso grande consumidor será o próprio estado. Queremos atender não apenas o mercado petroquímico como também as indústrias de fármacos e cosméticos”, contou.
De acordo com Santos, a Brasbio Química vai transformar glicerina, co-produzida na matriz energética de biodiesel, em compostos de alto valor agregado como etileno glicol, propadinol, ácido glicérico e glicerina farmacêutica. “Nós desenvolvemos o projeto com base em pesquisas realizadas junto à Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco) e à Universidade Federal de Pernambuco. Foram dois anos de análises. Após os estudos, realizamos o estudo de viabilidade técnica e econômica e identificamos o potencial do estado”, detalhou.
O Polo Farmacoquímico é composto por uma área total é de 345 hectares. Por enquanto, o único projeto que está sendo implantado é o da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Outras oito empresas têm projetos anunciados para a região: Multisaúde, VitaDerm, Riff, AC Diagnóstico, Ionquímica, Lafepe Química, Cosméticos e Rishon.
Da área total destinada ao polo, nove hectares foram doados à Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) e outros 12 hectares foram disponibilizados para implantação do polo vidreiro, que já conta com seis empresas.
DIARIO DE PE

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Empresa russa pode instalar planta industrial em Pernambuco


Investimentos russos podem estar mais perto de Pernambuco. O vice-governador do Estado, João Lyra Neto (PDT), assinou na tarde desta sexta-feira (5) um Protocolo de Entendimento com o conglomerado de empresas do setor metalmecânico .

Com o documento, o grupo inicia um processo de prospecção para implantação de uma planta industrial para fabricação de equipamentos para soldagem de linhas férreas e outros materiais ferroviários.

"A partir desta assinatura, o Governo de Pernambuco através da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) e da Secretaria de Governo (Segov) irá dispor de um conjunto de informações que subsidiarão a holding que também deverá enviar, nos próximos dias, um grupo para uma visita mais detalhada ao Estado", detalhou o diretor presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima. O grupo deverá decidir sobre o investimento em até 90 dias.
DIÁRIO DE PE