sábado, 12 de janeiro de 2013

ANALISANDO LETRA: GANGNAM STYLE, A MENSAGEM POR TRÁS DO MAIS RECENTE VIRAL DA INTERNET




Olá crianças, (risos) como estão? Bom, deixando o trocadilho de lado vamos falar sério.
Talvez você possa estar se perguntando o que tem nessa musica para se analisar, afinal, é um viral da internet, e normalmente todo viral é composto de muita besteira e pouco ou quase nenhum conteúdo, (pra falar a verdade eu não me lembro de nenhum viral que tenha nos apresentado algo realmente relevante) o que não acontece com Gangnam Style. Mas com certeza muitos não perceberam o teor social e comportamental dessa canção porque estavam ocupados de mais tentando fazer a Eguinha Pocotó Coreana.

É verdade, não há elementos de difícil compreensão na letra e nem muita profundidade na composição da mesma, porém, existe um conceito de valores e uma forte crítica social que passam despercebidos para os mais desatentos.


A letra fala basicamente de um cara, que procura uma mulher sexy, até ai nada muito diferente do que já temos ouvido por ai, mais ele não quer só uma mulher sexy, busca-se “uma mulher elegante que saiba apreciar um convite para um caf锓uma mulher que é sexy, mesmo sem se mostrar muito” e que se interesse por “um cara que tem mais idéias do que músculos” (humm, então ele não quer qualquer uma, ele quer alguém que seja sexy, sem ser vulgar, uma mulher educada, inteligente e com estilo).

Depois de algumas referências, do tipo de mulher que ele procura, ele mostra o tipo de homem que ele é, “Um cara que toma seu café todo dia antes mesmo que ele esfrie” (humm, quer dizer que ele é um cara que não tem muito tempo a perder, não é qualquer vagaba desocupado), em outro trecho diz mais, “Um cara educado, mas que quando tem que jogar, joga pra valer”(humm, um cara que sabe o que quer e respeitador, educado, interessante).

No mais, tudo se define no jogo da sedução, sem vulgaridade ou apelo sexual, o desejo por uma mulher que seja uma dama sem perder a sensualidade e não uma cachorra ou Piriguete.


Porém a canção também passeia pelo lado social da coisa. Gangnam é um bairro de classe alta de Seul, capital da Coréia do Sul. Lá não só vivem as pessoas mais ricas e influentes do país, mas também estão localizados as lojas mais caras e luxuosas da cidade, sendo um dos polos que mais cria tendências nacionais. A desigualdade é tanta que quase 7% do PIB do país está localizado nos quase 15 quilômetros quadrados dos bairro. Então, o Gangnam Style seria algo parecido com o Estilo Morumbi, ou o Estilo Leblon, Copacabana, Barra da Tijuca

Mas muito se engana quem pensa que Psy fez a música apenas para exaltar o estilo de vida luxuoso do local. Todo o clipe é uma divertida crítica ao modo de vida consumista da região. Além dos filhos de famílias ricas, acostumados com luxo e conforto, o bairro costuma a receber muitas pessoas que não possuem tanto dinheiro assim, mas tentam se passar por ricos e importantes.

Apesar de ter nascido no bairro de Gangnam, Park “Psy” Jaesang sempre se mostrou contra a tentativa dos frequentadores do bairro de parecerem mais chiques do que realmente são. O clipe inteiro gira em torno de um cara que se acha um figurão, mas o tempo todo se revela estar num lugar completamente diferente.

Quando pensamos que ele está numa praia, o clipe mostra que ele está num parquinho. Ao invés de andar de cavalo e jogar polo, ele anda num carrossel e brinca de cavalinho ( a coreografia mais bizarra e divertida dos últimos tempos). Ao invés de dança numa balada TOP ele dança num ônibus com turistas. Ele encontra a namorada dentro do metrô. Canta dentro de uma cabine de banheiro, sentado na privada. E assim por diante…

Uma das principais referências na letra da música que passa batido é a que envolve café. O cantor se vangloria de tomar seu café em um gole só e diz que quer uma mulher que beba o líquido e saiba aproveita-lo. A parada é que existe uma brincadeira no país com as mulheres que gastam pouco no almoço, mas que não poupam gastos na hora de tomar uma xícara de café.

Cafeterias como a Starbucks viraram sinônimo de alto estilo de vida graças a influência de seriados norte-americanos como Sex and the City, onde as mulheres fazem uma pausa em suas compras para conversar sobre amenidades tomando café.

Tudo gira em torno de como podemos parecer idiotas ao passar uma impressão de que somos ricos, por isso, pessoas melhores, de que ter, esta a cima de ser, da ostentação e futilidades.


É isso galera, talvez você não tenha percebido tudo isso, Gangnam Style não é mais um "Ai se eu te pego", com ritmo contagiante e uma coreografia divertida, Psy deixa seu recado.

Confira a tradução da letra:

Estilo Gangnam 

Oppa tem o estilo Gangnam
Estilo Gangnam

Uma mulher que é quente e amorosa durante o dia
Uma mulher elegante que saiba apreciar um convite para uma xícara de café
Uma mulher cujo o coração se aquece, ao chegar à noite
Uma mulher que mostre esses dois lados

Eu sou um cara
Um cara que é quente durante o dia, que nem você
Um cara que toma seu café todo dia antes mesmo que ele esfrie
Um cara cujo o coração explode quando chega a noite
Aquele tipo de cara

Bonito, adorável
Sim você, ei, sim é você, ei
Bonito, adorável
Sim você, ei, sim é você, ei
Agora vamos até o fim

Oppa tem o estilo Gangnam,
Estilo Gangnam
Oppa tem o estilo Gangnam,
Estilo Gangnam
Oppa tem o estilo Gangnam
Eh sexy lady
Oppa tem o estilo Gangnam
Ehh sexy lady
Ooooh

Uma mulher que pareça inocente, mas que quando joga, joga pra valer
Uma mulher que joga o cabelo na hora H
Uma mulher que é sexy mesmo sem se mostrar muito
Um mulher sensual assim

Eu sou um cara
Um cara educado, mas que quando tem que jogar, joga pra valer
Um cara que vai a loucura na hora H
Um cara que tem mais ideas do que músculos
Aquele tipo de cara

Bonita, adorável
Sim você, ei, sim é você, ei
Bonita, adorável
Sim você, ei, sim é você, ei
Agora vamos até o fim

Oppa tem o estilo Gangnam,
Estilo Gangnam
Oppa tem o estilo Gangnam,
Estilo Gangnam
Oppa tem o estilo Gangnam
Ehh sexy Lady
Oppa tem o estilo Gangnam,
Ehh Sexy Lady
Oooo

Acima do homem que corre está o homem que voa,
Baby baby, eu sou um cara que sabe uma coisa ou duas
Acima do homem que corre está o homem que voa,
Baby baby, eu sou o homem que sabe uma coisa ou duas

Você sabe do que estou falando

Oppa tem o estilo Gangnam
Ehh Sexy lady
Oppa tem o estilo Gangnam
Ehh Sexy lady
Oppa tem o estilo Gangnam

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Inscrições abertas para cursos de Qualificação do projeto Novos Talentos 2013. Confira!


O Projeto Novos Talentos é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema S, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e do SENAI, SENAC e SEST/SENAT.Durante o ano de 2013, a iniciativa oferecerá 13.957 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Serão 4.457 vagas de qualificação de interesse do setor industrial, oferecidas pelo SENAI; 5.500 vagas em cursos de qualificação para ocupações dos setores de Comercio e Serviços, oferecidos pelo SENAC e 4 mil em cursos oferecidos pelo SEST/SENAT para ocupações do setor de transporte. Os cursos têm carga horária de 160h a 400h.
Público-Alvo:
Jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Serão também contemplados os públicos do programa Governo Presente, da Fundação Terra, da Secretaria da Mulher, além de turmas formadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização.
Metas do Projeto:
Qualificação de 13.957 jovens, através de cursos promovidos pelo Sistema S, em diversos municípios do Estado.
Cronograma:
O Projeto Novos Talentos 2013 é trimestral. Neste primeiro trimestre, o SENAI disponibilizará 1.832 vagas, divididas em 116 turmas. Serão beneficiados 14 Municípios: Arcoverde, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Dormentes, Garanhuns, Lagoa Grande, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço, Paulista, Serra Talhada e Triunfo.
O SENAC abrirá 95 turmas, totalizando 2.270 vagas. Ao todo, 25 cidades serão contempladas: Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Canhotinho, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Passira, Paulista, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, São Bento do Uma, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira e Vitória de Santo Antão.
Já o SEST/SENAT desenvolverá seus cursos apenas a partir do 2º trimestre de 2013. Serão 4 mil vagas gratuitas de Cursos de Qualificação Profissional Básica, em 80 Municípios para os cursos de Motorista de Transporte Coletivo de Passageiros e Turismo, Motorista de Transporte Rodoviário de Cargas.
O processo de inscrição para o Projeto Novos Talentos é realizado da seguinte forma: o canditado se inscreve nos cursos de forma on-line, através do linkhttp://inscricao.stqe.pe.gov.br . Já no ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF, sendo necessário, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda.
Confira AQUI os cronogramas do Projeto Novos Talentos 2013:

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FIAT anuncia mais 14 empresas no estado

fiat
Polo de Goiana está acelerado. Fiat anuncia, no próximo mês, nomes das 14 fábricas que vão se instalar no complexo

Fiat Goiana
Terreno disponível para o empreendimento tem área de 1,4 mil hectare, em Goiana.
O polo automotivo capitaneado pela Fiat no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, está começando a sair do papel. Depois da fábrica de automóveis e de motores, a montadora anunciou que já tem os 14 fornecedores (sistemistas) que irão formar o complexo integrado à empresa italiana. Os contratos, inclusive, já foram selados, mas os nomes dos empreendimentos só deverão ser detalhados em janeiro de 2013.
As informações foram divulgadas pelo presidente da Fiat/Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, que esteve em Pernambuco ontem para apresentar o projeto da fábrica de motores ao governador Eduardo Campos e assinar um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no valor de R$ 888 milhões. Deste montante, R$ 500 milhões serão usados para a construção da fábrica de motores.
“Este contrato é um marco importante para o desenvolvimento do Programa Pernambuco da Fiat, pois demonstra o avanço da implantação do projeto e o adensamento das cadeias produtivas no estado”, destaca Belini. Segundo ele, a fábrica de motores da Fiat terá capacidade de produção de 150 mil unidades por ano e irá empregar, sozinha, mais de 500 pessoas. “Queremos preencher todas as vagas com pessoal formado em Pernambuco. Para tal, vamos construir, dentro do complexo, um centro de capacitação e treinamento e um centro de pesquisa, além de uma pista de testes e campo de provas”, detalha.
Ainda de acordo com ele, os primeiros carros produzidos no estado ficarão prontos em 2014. O modelo pernambucano número 1 ainda é segredo, mas o presidente da Fiat na América Latina admite que o desenho poderá homenagear os jogos da Copa no Brasil. Ele ressalta que os automóveis fabricados aqui não terão preços mais baixos. “Temos um padrão de gastos e de logística similar em todas as nossas fábricas. Logo, os valores de venda são fixos.”

Eficiência

A unidade de motores de Goiana começará sua produção apenas em 2015, mas será a primeira fábrica do país a produzir máquinas com consumo 12,08% menor de gasolina e/ou etanol. Esta é uma das condições do Inovar-Auto, programa do governo brasileiro de inventivo à inovação tecnológica no setor automotivo para conceder às montadoras benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na legislação do programa, porém, a exigência de eficiência energética é obrigatória apenas para carros comercializados a partir de 2017.
DIARIO DE PE

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fiat confirma nova fábrica de motores em PE


20121219-192439.jpg
A presidente Dilma Rousseff recebeu na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, o presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O assunto da reunião foi o investimento da Fiat de R$ 500 milhões em uma nova fábrica de motores em Pernambuco. Essa unidade gerará 550 empregos diretos e vai receber financiamento do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), explicou Belini. “Recebemos financiamento para a instalação da fábrica e cerca de 80% é do PSI”, disse o presidente da Fiat. Em 2015 essa fábrica iniciará a produção, atendendo principalmente o mercado interno e outros países da América Latina. Belini também é presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Ao final do encontro, Mantega defendeu, mais uma vez, a ampliação dos investimentos no País. “Para nós, é muito importante que no próximo ano o Brasil tenha um alto nível de investimento. Temos de alcançar um crescimento do investimento da ordem de 8% em relação a este ano”, disse o ministro, em rápido comunicado à imprensa, acrescentando que vários setores produtivos precisam colaborar para que essa marca seja alcançada.
O presidente da Fiat, por sua vez, disse que a presidente relatou estar otimista com o crescimento do Brasil. Belini disse que também está otimista. Mas afirmou que não houve discussão em relação a números sobre crescimento. “Os números são relativos. Cada um tem o seu, diferenciado. O importante é que com os juros baixos e com o potencial de investimento, o importante é assegurar a continuidade do processo de crescimento já iniciado”, disse.
A Fiat construirá uma nova fábrica de motores dentro do seu complexo industrial no Polo Automotivo de Goiana (PE). Essa unidade terá capacidade para produzir 150 mil unidades por ano de uma nova família de motores. A empresa informa que serão motores que atenderão às exigências de eficiência energética previstos no Inovar-Auto e outros mercados de exportação. Ao todo, o complexo da empresa em Goiana deve gerar 4,5 mil empregos diretos na fábrica de automóveis e 550 na fábrica de motores. O acionamento da linha de produção de automóveis está previsto para 2014 e de motores para 2015.
DGABC

sábado, 15 de dezembro de 2012

Oi construirá fábrica em Pernambuco e mais quatro Estados


20121212-080012.jpg
Empresa vai investir em fábricas que reciclam lixo eletrônico
A Oi investirá R$ 10 milhões na construção de um parque industrial destinado à logística reversa para reciclagem de lixo eletroeletrônico. Serão cinco fábricas localizadas no Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A operadora de telefonia fechou parceria com a Descarte Certo, empresa especializada em serviços de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletrônicos do grupo Ambipar.
O objetivo da Oi é dar destinação ao lixo eletroeletrônico produzido pela empresa, fornecedores, clientes e empregados. “As novas fábricas atenderão a demanda da Oi e vão compor um parque industrial no Brasil capaz de processar resíduos de outras indústrias eletroeletrônicas”, afirmou a empresa.
A Oi calcula que, em 2011, foram encaminhadas mais de 3,3 mil toneladas de material para reciclagem. A empresa diz ter ponto de recolhimento de celulares e baterias em suas lojas e prédios administrativos.
Por RODRIGO PETRY – O Estado de S.Paulo

Fiepe abriu 860 chances


A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) abre inscrições ontem para 860 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes. As oportunidades são para as modalidades educação básica e ensino profissional (Ebep). As capacitações são em áreas como administração, eletromecânica, segurança do trabalho, automação industrial, vestuário e química. O edital pode ser acessado no site www.pe.sesi.org.br.
DIARIO DE PE

Terreno da Itaipava garantido


O Governo do Estado já finalizou as etapas de negociação da terra a ser cedida para implantação da fábrica da Itaipava, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). São 17 hectares de responsabilidade do Estado para integrar o bloco de 40 hectares da unidade de produção, que vai produzir cervejas Itaipava e Crystal. Os 23 hectares restantes são de negociação diretamente com a Usina São José, proprietária do terreno. O Grupo Petrópolis não divulgou valores, mas informou que as negociações também estão avançadas.
Todas as despesas com os trâmites de liberação da área estão a cargo da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de ontem. De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu, todos os trâmites entre as partes estão sendo negociadas de forma amigável. “Já avançamos com a publicação de decreto e encaminharemos para a desapropriação, a ser realizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Em seguida, buscaremos a licença prévia ambiental e a terra é entregue à empresa que iniciará as obras de terraplanagem do que será a fábrica e o centro de distribuição”, descreveu.
A futura fábrica de Itapissuma será a segunda unidade do Grupo Petrópolis no Nordeste. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos em agosto, durante evento no Palácio do Campo das Prin­­cesas. Em julho, um mês antes da divulgação, a empresa já havia anunciado a construção de outra unidade em Alagoinhas, na Bahia. Ambas fazem parte da estratégia de expansão da cervejaria, que pretende consolidar a vice-liderança do setor e estar presente em 100% do território nacional até 2020.
A operação da unidade pernambucana está estimada em 600 milhões de litros por ano. Quando a produção e o centro de distribuição estiverem operando em plena capacidade, a estimativa é que gere mais de mil empregos. Para a planta, serão investidos, no mínimo, R$ 600 milhões. Esse valor envolve as fases de infraestrutura, contratação e treinamento de pessoal, e operacionalização inicial da unidade. As novas fábricas também motivarão a abertura de 41 novas revendas do Grupo Petrópolis no Nordeste – 12 em Pernambuco, cinco em Alagoas, sete na Paraíba, seis no Rio Grande do Norte e 11 no Ceará.
FOLHA-PE