quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FIAT anuncia mais 14 empresas no estado

fiat
Polo de Goiana está acelerado. Fiat anuncia, no próximo mês, nomes das 14 fábricas que vão se instalar no complexo

Fiat Goiana
Terreno disponível para o empreendimento tem área de 1,4 mil hectare, em Goiana.
O polo automotivo capitaneado pela Fiat no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, está começando a sair do papel. Depois da fábrica de automóveis e de motores, a montadora anunciou que já tem os 14 fornecedores (sistemistas) que irão formar o complexo integrado à empresa italiana. Os contratos, inclusive, já foram selados, mas os nomes dos empreendimentos só deverão ser detalhados em janeiro de 2013.
As informações foram divulgadas pelo presidente da Fiat/Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, que esteve em Pernambuco ontem para apresentar o projeto da fábrica de motores ao governador Eduardo Campos e assinar um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no valor de R$ 888 milhões. Deste montante, R$ 500 milhões serão usados para a construção da fábrica de motores.
“Este contrato é um marco importante para o desenvolvimento do Programa Pernambuco da Fiat, pois demonstra o avanço da implantação do projeto e o adensamento das cadeias produtivas no estado”, destaca Belini. Segundo ele, a fábrica de motores da Fiat terá capacidade de produção de 150 mil unidades por ano e irá empregar, sozinha, mais de 500 pessoas. “Queremos preencher todas as vagas com pessoal formado em Pernambuco. Para tal, vamos construir, dentro do complexo, um centro de capacitação e treinamento e um centro de pesquisa, além de uma pista de testes e campo de provas”, detalha.
Ainda de acordo com ele, os primeiros carros produzidos no estado ficarão prontos em 2014. O modelo pernambucano número 1 ainda é segredo, mas o presidente da Fiat na América Latina admite que o desenho poderá homenagear os jogos da Copa no Brasil. Ele ressalta que os automóveis fabricados aqui não terão preços mais baixos. “Temos um padrão de gastos e de logística similar em todas as nossas fábricas. Logo, os valores de venda são fixos.”

Eficiência

A unidade de motores de Goiana começará sua produção apenas em 2015, mas será a primeira fábrica do país a produzir máquinas com consumo 12,08% menor de gasolina e/ou etanol. Esta é uma das condições do Inovar-Auto, programa do governo brasileiro de inventivo à inovação tecnológica no setor automotivo para conceder às montadoras benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na legislação do programa, porém, a exigência de eficiência energética é obrigatória apenas para carros comercializados a partir de 2017.
DIARIO DE PE

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fiat confirma nova fábrica de motores em PE


20121219-192439.jpg
A presidente Dilma Rousseff recebeu na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, o presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O assunto da reunião foi o investimento da Fiat de R$ 500 milhões em uma nova fábrica de motores em Pernambuco. Essa unidade gerará 550 empregos diretos e vai receber financiamento do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), explicou Belini. “Recebemos financiamento para a instalação da fábrica e cerca de 80% é do PSI”, disse o presidente da Fiat. Em 2015 essa fábrica iniciará a produção, atendendo principalmente o mercado interno e outros países da América Latina. Belini também é presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Ao final do encontro, Mantega defendeu, mais uma vez, a ampliação dos investimentos no País. “Para nós, é muito importante que no próximo ano o Brasil tenha um alto nível de investimento. Temos de alcançar um crescimento do investimento da ordem de 8% em relação a este ano”, disse o ministro, em rápido comunicado à imprensa, acrescentando que vários setores produtivos precisam colaborar para que essa marca seja alcançada.
O presidente da Fiat, por sua vez, disse que a presidente relatou estar otimista com o crescimento do Brasil. Belini disse que também está otimista. Mas afirmou que não houve discussão em relação a números sobre crescimento. “Os números são relativos. Cada um tem o seu, diferenciado. O importante é que com os juros baixos e com o potencial de investimento, o importante é assegurar a continuidade do processo de crescimento já iniciado”, disse.
A Fiat construirá uma nova fábrica de motores dentro do seu complexo industrial no Polo Automotivo de Goiana (PE). Essa unidade terá capacidade para produzir 150 mil unidades por ano de uma nova família de motores. A empresa informa que serão motores que atenderão às exigências de eficiência energética previstos no Inovar-Auto e outros mercados de exportação. Ao todo, o complexo da empresa em Goiana deve gerar 4,5 mil empregos diretos na fábrica de automóveis e 550 na fábrica de motores. O acionamento da linha de produção de automóveis está previsto para 2014 e de motores para 2015.
DGABC

sábado, 15 de dezembro de 2012

Oi construirá fábrica em Pernambuco e mais quatro Estados


20121212-080012.jpg
Empresa vai investir em fábricas que reciclam lixo eletrônico
A Oi investirá R$ 10 milhões na construção de um parque industrial destinado à logística reversa para reciclagem de lixo eletroeletrônico. Serão cinco fábricas localizadas no Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A operadora de telefonia fechou parceria com a Descarte Certo, empresa especializada em serviços de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletrônicos do grupo Ambipar.
O objetivo da Oi é dar destinação ao lixo eletroeletrônico produzido pela empresa, fornecedores, clientes e empregados. “As novas fábricas atenderão a demanda da Oi e vão compor um parque industrial no Brasil capaz de processar resíduos de outras indústrias eletroeletrônicas”, afirmou a empresa.
A Oi calcula que, em 2011, foram encaminhadas mais de 3,3 mil toneladas de material para reciclagem. A empresa diz ter ponto de recolhimento de celulares e baterias em suas lojas e prédios administrativos.
Por RODRIGO PETRY – O Estado de S.Paulo

Fiepe abriu 860 chances


A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) abre inscrições ontem para 860 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes. As oportunidades são para as modalidades educação básica e ensino profissional (Ebep). As capacitações são em áreas como administração, eletromecânica, segurança do trabalho, automação industrial, vestuário e química. O edital pode ser acessado no site www.pe.sesi.org.br.
DIARIO DE PE

Terreno da Itaipava garantido


O Governo do Estado já finalizou as etapas de negociação da terra a ser cedida para implantação da fábrica da Itaipava, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). São 17 hectares de responsabilidade do Estado para integrar o bloco de 40 hectares da unidade de produção, que vai produzir cervejas Itaipava e Crystal. Os 23 hectares restantes são de negociação diretamente com a Usina São José, proprietária do terreno. O Grupo Petrópolis não divulgou valores, mas informou que as negociações também estão avançadas.
Todas as despesas com os trâmites de liberação da área estão a cargo da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de ontem. De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu, todos os trâmites entre as partes estão sendo negociadas de forma amigável. “Já avançamos com a publicação de decreto e encaminharemos para a desapropriação, a ser realizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Em seguida, buscaremos a licença prévia ambiental e a terra é entregue à empresa que iniciará as obras de terraplanagem do que será a fábrica e o centro de distribuição”, descreveu.
A futura fábrica de Itapissuma será a segunda unidade do Grupo Petrópolis no Nordeste. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos em agosto, durante evento no Palácio do Campo das Prin­­cesas. Em julho, um mês antes da divulgação, a empresa já havia anunciado a construção de outra unidade em Alagoinhas, na Bahia. Ambas fazem parte da estratégia de expansão da cervejaria, que pretende consolidar a vice-liderança do setor e estar presente em 100% do território nacional até 2020.
A operação da unidade pernambucana está estimada em 600 milhões de litros por ano. Quando a produção e o centro de distribuição estiverem operando em plena capacidade, a estimativa é que gere mais de mil empregos. Para a planta, serão investidos, no mínimo, R$ 600 milhões. Esse valor envolve as fases de infraestrutura, contratação e treinamento de pessoal, e operacionalização inicial da unidade. As novas fábricas também motivarão a abertura de 41 novas revendas do Grupo Petrópolis no Nordeste – 12 em Pernambuco, cinco em Alagoas, sete na Paraíba, seis no Rio Grande do Norte e 11 no Ceará.
FOLHA-PE

Investimentos no Polo Industrial de Timbaúba


No primeiro semestre de 2013, o Polo Industrial de Timbaúba passa a contar duas novas indústrias, uma de LED e outra de Steel Frame – sistema construtivo à base de estruturas metálicas. Juntas, as fábricas receberão investimentos de mais de R$ 80 milhões e devem gerar cerca de 200 novos postos de trabalho.
As obras são fruto de parcerias conquistadas através da Câmara de Comércio Pernambuco – Coreia do Sul e a expectativa é de que, quando em funcionamento, os produtos sejam destinados para atender a demanda de todo o País e da América Latina. Ambas seguem em fase de terraplanagem e devem ser inauguradas até o mês de abril.

Fernando Castilho – JC Negócios

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Oi construirá fábrica em Pernambuco e mais quatro Estados


20121212-080012.jpg
Empresa vai investir em fábricas que reciclam lixo eletrônico
A Oi investirá R$ 10 milhões na construção de um parque industrial destinado à logística reversa para reciclagem de lixo eletroeletrônico. Serão cinco fábricas localizadas no Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A operadora de telefonia fechou parceria com a Descarte Certo, empresa especializada em serviços de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletrônicos do grupo Ambipar.
O objetivo da Oi é dar destinação ao lixo eletroeletrônico produzido pela empresa, fornecedores, clientes e empregados. “As novas fábricas atenderão a demanda da Oi e vão compor um parque industrial no Brasil capaz de processar resíduos de outras indústrias eletroeletrônicas”, afirmou a empresa.
A Oi calcula que, em 2011, foram encaminhadas mais de 3,3 mil toneladas de material para reciclagem. A empresa diz ter ponto de recolhimento de celulares e baterias em suas lojas e prédios administrativos.
Por RODRIGO PETRY – O Estado de S.Paulo