terça-feira, 15 de novembro de 2011

Programa da Petrobras concede 10.500 bolsas a estudantes em todo o Brasil




A Petrobras firmou, nesta semana, parceria com 12 instituições de ensino em todo o País para a concessão de bolsas a estudantes e pesquisadores brasileiros com objetivo de fomentar a formação de mão de obra para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Com as novas parcerias, 10.500 bolsas de estudos serão concedidas dentro do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

O Programa teve início em 2010, quando foram concedidas 4.600 bolsas de estudo e fechadas parcerias com 22 instituições de ensino superior e técnico de todo o País. Com as 12 novas instituições, o programa conta com um total de 34 instituições participantes e mais de R$ 200 milhões investidos.

Reduzir o índice de evasão escolar, aumentar o número de profissionais qualificados no setor e melhorar a qualidade dos estudos desenvolvidos são os principais objetivos do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos. O programa prevê ainda a destinação de recursos para a melhoria da infraestrutura das universidades e institutos federais de educação, assinatura de periódicos, participação em congressos e outras ações.

Os valores das bolsas variam de R$ 350,00 para nível técnico, R$ 450,00 para graduação, R$ 1.248,60 para mestrado e R$ 1.840,00 para doutorado (antes da qualificação da tese) e R$ 2.278,20 (depois da qualificação da tese).

Os recursos destinados ao programa – realizado em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – têm origem na Participação Especial, como “Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento”, existente nos Contratos de Concessão para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, estabelecidos entre a ANP e os concessionários.

O gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, Diego Hernandes, destacou, durante a cerimônia de assinatura das parcerias, a importância do Programa para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis. “Para dar conta dos investimentos previstos pela Petrobras e para a enorme carteira de projetos, é fundamental investir em capacitação de pessoas, e o programa, junto com outras iniciativas da Petrobras e da ANP, vem atingindo seus objetivos, além de estimular a criação de novos cursos voltados para o setor de petróleo e gás”, disse o executivo.

Para o superintendente de Pesquisa e Planejamento da ANP, Elias Ramos de Souza, que representou a agência no evento, a cláusula de pesquisa e desenvolvimento dos contratos de concessão tem propiciado recursos para o setor. “A inovação e o desenvolvimento tecnológico só acontecem por causa das pessoas, e este é o desafio que está colocado para a ANP e a Petrobras, que é formar mais geólogos, engenheiros e técnicos em todo o País”, ressaltou Souza.

Petrobras Fatos e Dados

Fiat fará jipinho na fábrica de Pernambuco



A aliança entre a italiana Fiat e a norte-americana Chrysler renderá seu primeiro grande fruto no Brasil em 2014. As duas empresas desenvolvem em silêncio um utilitário esportivo compacto para ser produzido na futura fábrica do grupo no município de Goiana (PE). Divulgação

Futuro Fiat será menor que Jeep Compass, que chega em 2012
A Folha apurou que o jipinho terá porte semelhante ao do recém-lançado Renault Duster(foto). Seu alvo será a segunda geração do Ford EcoSport, que chega às lojas no próximo ano.
A renovação deixará o carro mais refinado que o atual, que lidera o segmento com média de 3.000 emplacamentos mensais.

O jipinho Fiat marcará a estreia da marca nesse mercado em ascensão, importantíssimo para a manutenção da montadora no primeiro lugar do ranking geral de vendas.
Segundo dados da Fenabrave (federação das concessionárias), o crescimento dos emplacamentos de veículos utilitários foi de 15,9% em 2011, quase três vezes maior do que o da média geral (5%).

A versão Chrysler será posicionada em um patamar superior também de preço, para não haver canibalização entre eles. Deverá sair com o distintivo Jeep, mais adequado à proposta aventureira do produto -a Chrysler ainda é dona das marcas Dodge e Ram, esta última especializada em picapes.
Atualmente, Fiat e Chrysler oferecem em conjunto os “crossovers” Freemont e Dodge Journey.

O primeiro leva a marca italiana e tem motor quatro cilindros (172 cv). O segundo chega neste mês às lojas com pequenas mudanças visuais e o novo V6 Pentastar (286 cv).
A capacidade inicial de produção para a fábrica de Goiana, ao ser inaugurada em 2014, está estimada em 200 mil automóveis por ano. De lá sairá também o sucessor do Fiat Mille.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

930 vagas para cursos técnicos




Jovens entre 16 e 22 anos em busca de qualificação profissional podem se increver até o dia 27 de novembro para a seleção dos cursos técnicos do Senai-PE 2012. O edital publicado no site da Universidade de Pernambuco informa que as aulas são gratuitas para 930 vagas em 13 cursos: Administração, Alimentos, Redes de Computadores, Eletrotécnica, Vestuário, Química, Eletrônica, Edificações, Eletromecânica, Refrigeração e Climatização, Automação Industrial, Manutenção Automotiva e Produção de Moda.

Já no dia 18 de dezembro estão marcadas as provas de português e matemática. Questões referentes aos assuntos abordados no ensino fundamental são para os candidatos às vagas da manhã e tarde. Quem decidir pelas vagas da noite precisa reponder questões do ensino médio. Para concorrer às vagas dos turnos da manhã e da tarde, os candidatos deverão estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio no próximo ano. Para quem pretende frequentar as aulas no período da noite é necessário ter concluído o ensino médio em 2012 e ter até 22 anos quando fizer a matrícula.

(Pernambuco.com)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Petrobras vai contratar 15 mil até 2015




A Petrobras vai contratar cerca de 15 mil profissionais nos próximos quatro anos, ampliando o número total para 76 mil funcionários até 2015. O anúncio foi feito nesta sexta feira na 2ª Feira da Carreira Pública, voltada para universitários, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. A empresa tem cargos de níveis Médio e Superior, com os salários iniciais que chegam a R$ 6 mil.

As contratações vão ocorrer devido às descobertas de novos campos de petróleo em grandes profundidades no litoral brasileiro, o chamado Pré-Sal. Por conta disso, a procura da empresa por mão de obra qualificada tem sido intensa e está diretamente ligada à grande expansão da carteira de projetos da instituição. A estatal têm feito uma média de duas seleções a cada 12 meses, e a previsão é de que sejam feitas 7 mil contratações até 2013 e 15 mil até 2015.

“Entrar na Petrobras é um desafio que vale a pena. As possibilidades profissionais são enormes, não são restritas às carreiras ligadas ao petróleo. O nosso desafio é ser referência internacional no segmento de energia e gestão de pessoas, tendo os recursos humanos como maior valor”, afirmou Wilson Lanzarini, consultor e professor dauniversidade corporativa, que participou da palestra.

Além de salários atraentes, se comparado ao mercado, a petrolífera mantém benefícios para os funcionários, como incentivos educacionais, convênios habitacionais, empréstimo consignado, assistência multidisciplinar de saúde. “Posso dizer com firmeza que é uma das empresas que mais investem na formação das pessoas”, ressalta Lanzarini.

domingo, 30 de outubro de 2011

Fiat contratará 7 mil pessoas até junho de 2012





Em visita à fábrica da Fiat de Minas Gerais, Henrique Fenelon, prefeito de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, anunciou que a montadora italiana vai contratar sete mil pessoas entre março e maio de 2012. O contingente de mão de obra será utilizado na construção da fábrica da Fiat na cidade e cerca de 70% deles serão capacitados para trabalhar na linha de produção da empresa, que pretende lançar em março de 2014 o “Carro da Copa”. O veículo terá um projeto especial em homenagem ao evento esportivo e será o primeiro totalmente produzido no estado.

“A pressão está aumentando e não podemos atrasar o calendário das obras. Na próxima semana é a nossa vez de receber uma comitiva da Fiat em Goiana. Assim, poderemos debater quais serão as áreas demandadas nessa obra e, depois, vamos nos articular para fornecer os cursos dentro da cidade”, explicou Fenelon.

Segundo ele, a necessidade inicial da Fiat engloba as profissões de carpinteiro, pedreiro, marceneiro, encanador, eletricista e motorista. “Precisamos de gente capacitada em todos os setores da construção civil. Para reforçar nosso pessoal, vamos firmar parcerias com as prefeituras de Itambé, Condado, Araçoiaba, Itaquitinga, Timbaúba, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Tracunhaém e até Carpina. O desenvolvimento será distribuído por toda a região”, completou.

Os cursos serão oferecidos a partir da segunda quinzena de novembro, e deverão ser, em um primeiro momento, ministrados na Escola Técnica Estadual Aderíco Alves de Vasconcelos, no Sesi e na Faculdade de Ciências e Tecnologias Professor Dirson Marciel. Posteriormente, escolas da rede municipal e a escola do Senai, que será construída nos próximos meses na cidade, deverão abrigar novas demandas.

“A maioria dos operários que vai trabalhar na construção da fábrica irá receber uma qualificação para entrar permanentemente na folha da montadora como parte da linha de produção de veículos”, ressaltou o prefeito de Goiana. O treinamento oferecido pela Fiat também deverá ser realizado nestas instituições.

Adalto Duarte, diretor de relações industriais da montadora, confirmou a seleção e envio de 100 estudantes de engenharia das Universidades de Pernambuco e Federal de Pernambuco para o Instituto Tecnológico de Turim, na Itália. Depois de formados, os alunos farão parte da linha de frente de criação e projeção de veículos da fábrica pernambucana.

“Um dos fundamentos da Fiat é investir na nossa mão de obra. O relacionamento com os funcionários é também uma questão de sustentabilidade dentro da empresa”, comentou Duarte.
A prova da preocupação com os trabalhadores também pode ser vista nas primeiras regras para contratação das empresas terceirizadas que irão trabalhar na construção da fábrica: os alojamentos precisam ser descentralizados, os operários devem ter áreas de lazer e realizar atividades esportivas regularmente. E a montadora pode não ser a única a fabricar carros no estado. A Iveco, braço da Fiat que produz caminhões, está sondando a cidade para investimento de grandes proporções. “Não podemos confirmar nada, mas existe interesse de ambas as partes”, completou Henrique Fenelon.

Saiba mais


Cronograma:

Novembro 2011 terraplenagem

Março 2012 início das obras da fábrica

Novembro 2013 Fim das obras

Março 2014 Lançamento do primeiro carro da fábrica em Pernambuco

Do Diario de Pernambuco

Terraplenagem da Fiat começa em 15 dias



BETIM (MG) – Os serviços de terraplenagem da fábrica da Fiat que será construída em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, começarão em 15 dias. A informação foi confirmada, ontem, durante visita feita pelos gestores municipais à unidade fabril da montadora em Betim, em Minas Gerais. Será o ponta-pé inicial das obras, que devem ser concluídas no primeiro semestre de 2014. De acordo com a direção da Fiat, o primeiro veículo a ser produzido pela unidade pernambucana sairá da fábrica em março do referido ano.

O prefeito de Goiana, Hen­rique Fenelon, foi recebido em Betim pelo vice-presidente da Fiat América Latina, Valentino Rizzioli, entre outros executivos do grupo.  Fenelon afirmou que entre as sistemistas que estão negociando instalação no município, a Sada – transportadora responsável pela distribuição dos veículos produzidos pela Fiat – confirmou sua ida para Pernambuco. Eles já estariam negociando, inclusive, a compra de um terreno próximo à fábrica.  Para que os goianenses aproveitem as novas oportunidades, eles precisam estar capacitados.

A tarefa é urgente, já que a formação exigida pela Fiat tem duração de dois anos. Fenelon afirmou que os cursos começarão a ser ministrados em fevereiro de 2012 e devem acontecer na Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Fadima), na Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos e em algumas unidades de ensino municipais.  “Já estabelecemos parcerias com o Senai para oferta dos cursos, mas ainda não sabemos quais serão oferecidos. Isso será discutido durante um seminário que será realizado entre a segunda e a terceira semana de novembro”.

De acordo com Fenelon, também serão discutidas a implementação de algumas ações para que Goiana não enfrente os mesmos problemas que os de Betim após a implantação da fábrica, como urbanização desordenada e o crescimento de comunidades pobres. “Vamos modificar o Plano Diretor da cidade, o que deverá ser discutido logo após o seminário”, afirmou. Valentino Rizzioli disse que será papel da prefeitura, do Governo do Estado e da Fiat promoverem, juntos, o desenvolvimento social da região. “Nossa missão não é apenas produzir carros, mas levar desenvolvimento social e econômico onde chegamos”, afirmou.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feira de Tecnologia Automotiva começa nesta quarta-feira

Evento é voltado para todos os profissionais ligados a setor automotivo, tais como lojistas, distribuidores, representantes comerciais


As últimas novidades em peças, acessórios, ferramentas e componentes para o setor automotivo estarão em exposição na Autonor 2011 – Feira de Tecnologia Automotiva, que acontece de 26 (quarta-feira) a 29 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é voltado para todos os profissionais ligados a setor automotivo, tais como lojistas, distribuidores, representantes comerciais, balconistas e mecânicos. A expectativa dos organizadores é de que um público superior a 40 mil pessoas visite o pavilhão de feiras que, este ano, deverá contar com cerca de 400 expositores. A feira funcionará das 16 às 22 horas de quarta e sexta-feira e de 14h às 20h, no sábado.

Entre as novidades deste ano, estão os serviços gratuitos de Inspeção Técnica Veicular e uma Oficina Modelo que serão disponibilizados pelo Sindirepa/PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos). A Inspeção Técnica, realizada em parceria com a seguradora Porto Seguros, será feita em uma carreta, especialmente equipada para esse fim. A Oficina Modelo, uma parceria com o Senai, funcionará em uma área de 200 metros quadrados e apresentará os recursos de última geração utilizados nos servi;cós de manutenção veicular.

Para Emanuel Luna, diretor da Autonor Empreendimentos e Consultoria, empresa promotora do evento, a feira deste ano deverá superar todas as expectativas de negócios uma vez que está sendo realizada em um momento que a economia do Nordeste encontra-se em franca expansão.
De acordo com o presidente do Sincopeças – PE (Sindicato do Comércio Varejista de Autopeças), José Carlos de Santana, a Autonor tem sido um grande sucesso, tanto de público quanto de expositores. “Este ano os resultados deverão ser ainda melhores devido ao início da instalação da montadora da Fiat em Pernambuco”, destaca Santana.

Na esteira do desenvolvimento regional, a Autonor se consolidou como maior feira do Norte-Nordeste em área de exposição e volume de negócios realizados e caminha para ocupar a posição de segunda maior feira do segmento no País. “O evento já possui uma dimensão nacional e é de grande importância para o setor automotivo porque representa a oportunidade para ficarmos atualizados com relação às novas tecnologias que estão surgindo no mundo”, afirma Aírton Tenório, presidente do Sindirepa-PE.

Além do bom momento econômico, Emanuel Luna credita o crescimento da feira ao fato do Estado ter se transformado em um polo distribuidor de autopeças. “Pernambuco possui uma localização estratégica com relação aos demais estados do Nordeste, o que proporciona condições ideais para que distribuidores, lojistas e representantes comerciais da região visitem a feira de maneira efetiva, vindo individualmente ou em caravanas”, explica.

Dessa forma, o público da região, que, em sua grande maioria, não teria como se deslocar para um evento em São Paulo, a Autonor é a oportunidade de acesso aos últimos lançamentos e às novidades tecnológicas do setor de componentes automotivos. Além disso, a Autonor tem se constituído em um importante instrumento para grandes, médias e pequenas indústrias do Sul e Sudeste que planejam ampliar a visibilidade de seus produtos no Nordeste e fazer negócios.

O Sindirepa/PE, em parceria com o Sebrae, realizará Rodadas de Negócios gratuitas durante a Autonor nos dias 27 e 28, das 17h as 21h, na área institucional da entidade. Participam das rodadas empresários de Pernmabuco e de outros estados. No estande, que terá área de 200 metros quadrados, 10 expositores associados ao sindicato estarão expondo seus serviços”, afirma Aírton Tenório, presidente do Sindirepa-PE.

Devido à sua importância para o setor automotivo e para a economia da região, a Autonor conta com o apoio de importantes parceiros como o Sindipeças (SP), Andap, Sincopeças (PE), Sincopeças (RN) Sindirepa (PE) Governo de Pernambuco, Sebrae, Fiepe (Federação das Industrias do Estado de Pernambuco) e Fecomércio.