quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Novidades da Moderna Equipamentos para a Fimmepe Mecânica Nordeste

Daniel Torquato, Diretor Financeiro, fala sobre sua participação na Fimmepe Mecânica Nordeste 2014, a importância da feira para o setor, e as novidades que a Moderna Equipamentos trará para o evento.





Qual a importância da Fimmepe Mecânica Nordeste para o setor? 
A feira representa o crescimento na Região Norte e Nordeste do país.

Qual o resultado esperado com a participação da Moderna Equipamentos Industriais na Fimmepe Mecânica Nordeste? 
Com a participação neste importante evento para o setor industria e pela alta qualificação dos visitantes/compradores, a Moderna Equipamentos espera aumentar em 20% o faturamento da empresa.

Quais produtos/serviços a Moderna Equipamentos Industriais lançará ou dará destaque no evento? 
Juntas de expansão metálicas e não metálicas fabricadas pela Balg; placas de papelão hidráulico, juntas metálicas, placas de grafite flexível e fixadores especiais fabricados pela Lamons; selos mecânicos de ultima geração para todos os seguimentos industriais incluindo petróleo e gás  fabricados pela Marksol.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Navio pernambucano João Cândido conclui operação inédita do pré-sal

Embarcação exportou petróleo do pré-sal para o Chile

 / Guga Matos

Guga Matos

Primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo de Suape, o petroleiro  João Cândido concluiu, no início deste mês de agosto, a inédita operação de exportação de petróleo do pré-sal realizada por uma embarcação encomendada pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro. No dia 1º de agosto, o navio ancorou próximo ao Terminal de Angra dos Reis, um mês depois de iniciar a odisseia que o levou até o Chile, comprovando sua segurança e eficiência também em rotas de longo curso.
A viagem, iniciada no próprio terminal fluminense, tinha como objetivo transportar 1 milhão de barris de petróleo até águas chilenas, onde seria descarregado através de operação ship-to-ship, no Porto de Talcahuano, e também no Terminal de San Vicente. As operações de descarregamento foram realizadas com sucesso, mas, antes disso, o navio enfrentou mar agitado e ondas grandes. Ship-to-ship é uma operação que consiste no transbordo de petróleo ou derivados, de um navio para outro amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles e conectados por mangueiras especiais.
Na passagem pela costa argentina no caminho de ida, o Suezmax passou, pela primeira vez, por ondas de até 8 metros, acompanhadas de rajadas de vento de cerca de 70 km/h. Já em águas chilenas, após cruzar o Estreito de Magalhães, passagem natural entre os oceanos atlântico e pacífico, enfrentou novos desafios como tempestade de neve e temperaturas negativas. A alta tecnologia da embarcação e seu sistema de calefação garantiram o conforto e segurança da tripulação.
Já no retorno ao Brasil, ainda em águas chilenas, ondas de 15 metros foram enfrentadas pelo navio, que rumou para os canais patagônicos, desviando de novas tempestades e possibilitando uma navegação com mais velocidade. De volta aos mares brasileiros, o gigante de 274 metros foi recebido sem contratempos, completando sua viagem de 7.078 milhas náuticas, equivalente a mais de 13 mil quilômetros.
Atualmente, sete embarcações do Promef estão em operação e outras 14 estão em construção.
JC ONLINE

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Fiat seleciona profissionais do distrito de Tejucupapo

Os candidatos devem ter ensino médio completo. As vagas são para mecânico, eletricista, auxiliar de produção e auxiliar logístico


 / Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Profissionais do distrito de Tejucupapo, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, estão sendo selecionados pela Fiat Chrysler, no polo automotivo de Goiana. As vagas são para mecânico, eletricista, auxiliar de produção e auxiliar logístico.
Os candidatos devem ter o ensino médio completo. O currículo impresso deve ser entregue na Escola Heroínas de Tejucupapo até quinta-feira (28), das 9h às 16h. A escola fica na Rua do Juá, sem número.

JC Online

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Refinaria Abreu e Lima vai receber primeiro navio de petróleo no próximo dia 03/09/2014

IMG_3828.JPG
O primeiro navio da Petrobras trazendo óleo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, para processar na Refinaria Abreu e Lima (Rnest) tem data prevista para atracar no Porto de Suape, no próximo dia 3. A chegada da embarcação vai marcar o início dos testes da unidade de refino com petróleo passando nas tubovias (estruturas que levam o óleo cru do navio até a planta industrial) e na linha de produção. A expectativa é que a embarcação atraque no píer de granéis líquidos (PGL) 3, um dos três berços construídos exclusivamente para esse tipo de operação.
Com previsão de inaugurar no dia 4 de novembro, a Rnest tem capacidade para processar 230 mil barris por dia. A unidade vai transformar petróleo em óleo diesel, nafta, coque de petróleo, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker (combustível marítimo). A previsão inicial era que a Rnest recebesse três navios superpetroleiros por semana para abastecer a unidade, mas a falta de conclusão da dragagem do canal externo deve fazer a Petrobras rever a estratégia.
Nesse primeiro teste será usado um navio menor para carregamento de petróleo apenas para teste. Os superpetroleiros (com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo) precisa de uma profundidade de 20,5 metros. A dragagem do canal de acesso permitiria essa profundidade. Apesar de ter atingido 95,60% de execução, o status atual não permite a atracação desses navios gigantes.
O secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Márcio Stefanni, explica que a conclusão da obra esbarrou em problemas técnicos e financeiros. Orçada inicialmente em R$ 340 milhões, a obra está paralisada desde maio de 2013. A constatação da existência de pedras no fundo do canal fizeram o orçamento da dragagem explodir, em função da necessidade de implodir as pedras. O governo de Pernambuco informou a situação à Secretaria Especial de Portos, com a necessidade de complementar o investimento na obra em quase R$ 100 milhões. O projeto acabou questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a obra não voltou a avançar. Com o problema, a Petrobras terá que mudar a logística, aumentando o número de atracações de navios menores (no lugar dos superpetroleiros) para transportar o petróleo.
TESTE
Em novembro do ano passado, o Porto de Suape realizou a primeira movimentação de carga de petróleo, numa preparação para atender a Abreu e Lima. Operado pela Petrobras, o navio tanque Aliakmon atracou no Pier de Granéis Líquidos (PGL) 3B, com uma carga de 13,5 mil toneladas de petróleo cru proveniente de Xaréu, no Ceará. O material foi descarregado em outra embarcação, o navio tanque Norient Scorpius. O procedimento durou cerca de 24 horas e, depois, o navio seguiu para Manaus. A operação foi um marco para o Porto de Suape.
JC ONLINE

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Promar lança navio neste mês

Primeiro gaseiro que foi construído em Pernambuco pelo estaleiro entrará na fase final de testes. Falta fechar a data para a cerimônia
O estaleiro Vard Promar, localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, programa para a segunda quinzena deste mês o lançamento ao mar do primeiro navio gaseiro (usado no transporte de GLP, o gás de cozinha) construído em solo pernambucano. Esta é a fase final de testes, onde são identificados possíveis problemas e realizados os ajustes necessários. A previsão é de que a encomenda seja entregue à Transpetro, subsidiária da Petrobras, e responsável pela encomenda, em dezembro.
A solenidade de lançamento ao mar deve contar com a presença de autoridades do setor. Porém, o estaleiro ainda aguarda a agenda da subsidiária para fechar a data da solenidade. A expectativa é de que, na ocasião, seja anunciado o nome do navio, que, por enquanto, está sendo chamado de EP-3. Procurada pelo Diario, a assessoria de imprensa do órgão afirmou que ainda não há previsão para o lançamento da embarcação. A construção do navio teve início em julho de 2013.
O estaleiro pernambucano faz parte da divisão Vard, o braço offshore do grupo italiano Fincantieri, referência na construção naval mundial. Apenas para erguer o empreendimento, cujas obras estão em fase final, foram investidos R$ 350 milhões. O Promar possui contrato com a Petrobras para a construção de oito navios até 2017, totalizando uma carteira de encomendas de US$ 536 milhões.
Além do EP-3, já foi dada a largada em Suape para a construção do quarto gaseiro. Para não atrasar o cronograma de entregas, já que, além de iniciar a produção de navios, o grupo precisaria estar com a parte física do estaleiro em obras, os dois primeiros navios do pacote começaram a ser construídos na fábrica do Vard Promar em Niterói, no Rio.
Pelo cronograma da empresa, a previsão é de que em 2015 sejam entregues três, no ano seguinte dois e em 2017, o último. O Vard Promar também possui contrato com a Dofcon Navegação, empresa do segmento de instalação offshore, para construção de dois Pipe-Laying Support Vessel (PLSVs), navios de lançamentos de tubos, cuja construção deve ter início até o final do ano. Este último contrato é no valor de US$ 500 milhões.

Fonte: Diario de Pernambuco

terça-feira, 1 de julho de 2014

Grupo Lear, fornecedora da Fiat, busca profissionais em Pernambuco


O Grupo Lear, fabricante de bancos automotivos que está instalando uma unidade em Goiana, onde será fornecedora da Fiat, está em busca de profissionais. O cargo com mais demanda é o de costureira. Até o final do ano, serão 170 funcionários contratados. A função pode ser exercida por homens e mulheres.
Neste caso, a porta de entrada é a capacitação oferecida pelo Senai, por meio do Pronatec (programa do governo federal) ou do Novos Talentos (oferecido em parceria com o governo do estado). Os currículos devem ser enviados para selecaogoiana@lear.com.
A empresa também está em busca dos profissionais que fizeram o curso técnico em vestuário da escola do Senai de Paulista. Os concluintes, independente do ano de conclusão, podem encaminhar o currículo para o mesmo e-mail (selecaogoiana@lear.com) e no assunto colocar: “Ex-aluno Senai Paulista”.
A empresa também busca profissionais da área de Qualidade, Logística e Manutenção. Quando em plena operação, a unidade deve contratar 110 pessoas nessas três áreas. Os pré-requisitos básicos são: morar em Goiana ou arredores, ter o segundo grau completo e, preferencialmente, com curso técnico nessas áreas. Os currículos devem ser encaminhados para o mesmo e-mail.
O Grupo Lear será responsável pela produção de capas, espumas dos bancos e montagem dos assentos dos veículos fabricados pela Fiat em Pernambuco. A produção começará com 30 kits para carros (dois bancos dianteiros e um traseiro) por hora. Quando em pleno funcionamento, serão 60 por hora.
As contratações do Grupo Lear para o cargo de costureira já iniciaram. Nove mulheres embarcam na próxima quarta-feira (2) para o México, onde passarão um mês em treinamento na maior unidade da marca, localizada em La Cuesta, no México. Quando retornarem, elas servirão como multiplicadoras dos demais funcionários.
Das nove profissionais que embarcam, sete fizeram o curso de qualificação para Costureiro Industrial do Vestuário. As duas profissionais restantes fizeram o curso técnico em vestuário também pelo Senai e participaram de um processo seletivo.

Rochelli Dantas – Diario de Pernambuco

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Petroleiro João Cândido faz seu primeiro carregamento com óleo do pré-sal

Ontem 29, pelo facebook, o comandante Carlos Muller, a frente do navio João Cândido, primeiro petroleiro construído em Pernambuco no Estaleiro Atlântico Sul (Suape) noticiou o primeiro carregamento com óleo do pré-sal.
Um acontecimento que vai muito além de sua dimensão logística, já que reúne dois grandes momentos da recente história do Brasil que são a conquista do pré-sal e a recuperação da indústria naval brasileira, de cuja representação histórica, o Navio João Cândido se tornou ícone, por ser o primeiro da nova frota brasileira, lançado ao mar há pouco mais de dois anos.
 “Fazendo agora nosso primeiro carregamento de petróleo do pré-sal para o Chile. Esperando uma boa viagem, com tempo firme e bastante frio na nossa rota para o Pacífico. Parabéns a todos que estão fazendo um bom trabalho no mar e em terra para esse óleo gerar riqueza no nosso país.”

O Navio

João Cândido é um navio petroleiro feito no Brasil com 274 metros de comprimento, 48 metros de largura, 51,6 metros de altura e 12 tanques de carga, considerado a maior embarcação já construída no país,2 com a capacidade de transportar metade da produção diária de petróleo brasileiro.3 Foi construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, localizado no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco.
Foi o primeiro navio construído para o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). É parte de um lote de 49 navios encomendados pela Transpetro, a um custo de 10,6 bilhões de reais no total. 4 Foi construído com 70% de nacionalização 5 no Estaleiro Atlântico Sul (EAS).
O seu nome foi em homenagem ao marinheiro João Cândido (1880-1969), que liderou a Revolta da Chibata, em 1910, com cerca de dois mil marinheiros negros que lutavam contra os maus-tratos a que eram submetidos pelos comandantes da Marinha.
Características gerais
Classepetroleiro
Tonelagem81 429, Porte Bruto: 157 055 t 1
Largura48 m
Maquinárion/d
Comprimento274,2 m
Calado14 m
Velocidade13,6 / 12,4 nós