
Suape é uma das áreas de interesse da missão de empresários que esteve no estado. Imagem: TERESA MAIA/DP/D.A PRESS
De olho no desenvolvimento de Pernambuco, uma missão do Conselho das
Américas, composta por 35 empresários, desembarcou ontem no Recife. Eles
vieram conhecer as oportunidades de negócios, principalmente no setor
de infraestrutura. Pela manhã, participaram de um seminário no Hotel
Atlante Plaza e à tarde visitaram o Complexo Industrial Portuário de
Suape.
No grupo há representantes de empresas da área logística, bebidas,
agronegócios, energia eólica, vidros, produtos farmacêuticos e de
beleza, automação industrial e engenharia. “O interesse deles é bastante
amplo. Vai desde logística, energia, transporte. A ideia é conhecer o
que está acontecendo em Pernambuco e prospectar futuros negócios”, disse
a gerente de Políticas Públicas do Conselho das Américas, Sophia Costa.
O Conselho das Américas é uma organização não governamental com mais
de 40 anos de atuação. O objetivo é patrocinar intercâmbios entre
empresas privadas e governos. Sophia explica que, apesar da entidade
estar sediada em Nova York e possuir escritórios em Washington e Miami,
reúne empresas de vários países. “Atualmente, apenas 55% dos nossos
associados são norte-americanos”, completa.
Multinacionais como Shell, Microsoft e Petrobras fazem parte do
Conselho das Américas. No Brasil, a entidade já realizou diversos
encontros, mas sempre em São Paulo. Em 2011, vários empresários
demonstraram interesse em conhecer mais o Nordeste, então surgiu a ideia
de fazer um seminário na região. Acabaram escolhendo Pernambuco.
No seminário, pela manhã, a agenda incluiu debates sobre
financiamento de projetos e parcerias público-privadas (PPPs). Entre os
participantes, os secretários estaduais Maurício Rands (Governo) e
Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico), além de representantes do
Ministério da Integração, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) e Banco do Nordeste.
“Eles ficaram bastante impressionados com o que viram e ouviram,
tanto que estão pensando em voltar com um grupo maior no segundo
semestre”, disse o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico,
Roberto Abreu. Apesar disso, não deixaram de criticar a alta carga
tributária brasileira e os gargalos na infraestrutura. (M.B.)
Diário de Pernambuco