sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Indústrias na Holanda aguardam os jovens Brasileiros


 
Existem hoje vários programas para aqueles interessados em trabalhar num dos setores que mais crescem no Estado
Lara Holanda

O ano começa com boas oportunidades para os jovens que desejam ingressar na indústria. Há oportunidades de cursos desde o ensino médio até o pós-doutorado. No Estado, o Serviço Social da Indústria (Sesi) está com inscrições abertas para seleção do Programa Educação Básica e Educação Profissional (Ebep 2012), que oferece cursos gratuitos de Ensino Médio Regular e Cursos Técnicos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE).

Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) está com 6 mil bolsas de estudos no exterior para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado das áreas de ciências e tecnologias. As inscrições estão abertas e vão até 15 de janeiro.

O Sesi-PE inscreve até 6 de janeiro para a seleção do Programa Educação Básica e Educação Profissional (Ebep 2012). São 400 vagas gratuitas de ensino médio associado a cursos técnicos oferecidos pelo Senai-PE. As inscrições custam R$ 20.

Os aprovados começam a cursar o ensino médio já a partir de 2012 no Sesi e, a partir de 2013, começam os cursos técnicos no Senai. Há vagas para curso técnico em administração, alimentos, vestuário, eletromecânica, eletrotécnica, produção de moda, refrigeração e climatização, manutenção automotiva, química, têxtil, eletrônica, além de gestão de processos industriais com especialização em gesso. Com a conclusão de todas as etapas do curso escolhido, do estágio supervisionado e do Ensino Médio, o participante tem direito ao diploma de Técnico de Nível Médio.

As unidades do Sesi que estão com cursos disponíveis são as de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina, Ibura e Casa Amarela. Já os cursos técnicos serão nas unidades do Senai de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina, Areias e Santo Amaro. Os alunos que cursam regularmente o curso técnico no Senai podem ser contratados por empresas da indústria como jovens aprendizes.
Os interessados de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa, mas devem atender aos pré-requisitos indicados no edital. Os candidatos devem ter no máximo 17 anos até o dia 31 de dezembro passado e apresentar documento comprobatória de conclusão da 8ª série (9º ano). O Programa Ebep-PE reserva 3% do total de vagas ofertadas às pessoas com deficiência. O edital está disponível no site www.pe.sesi.org.br.

Já a CNI financia 6 mil das 101 mil bolsas do programa federal Ciência sem Fronteiras, lançado em dezembro. O programa financia a formação de estudantes brasileiros no exterior nas áreas de ciências e tecnologias. Há oportunidades para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Outras instituições do setor privado financiam 20 mil bolsas de estudo do programa federal. As 75 mil bolsas restantes são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsáveis pelo Ciência sem Fronteiras.

O edital com 12,5 mil vagas está com inscrições abertas até 15 de janeiro. Podem se inscrever alunos de cursos tecnológicos nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado de qualquer instituição de ensino superior. Os selecionados serão enviados para universidades na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Alemanha. Um outro edital do programa selecionará jovens talentos e pesquisadores do exterior que queiram vir para o Brasil realizar pesquisas.

O primeiro edital do Ciência sem Fronteiras já selecionou 1,5 mil estudantes que farão cursos de graduação tipo sanduíche um período do curso no exterior e outra parte no Brasil. Mais de 800 jovens viajam agora em janeiro. E o restante, em julho deste ano.

(PE Investimentos)

Salas vazias no primeiro dia de qualificação para a obra da Fiat

Quase ninguém compareceu às aulas que pretendem formar profissionais para trabalhar na obra da Fiat em Goiana
 
Salas vazias ou com poucos estudantes marcaram os dois primeiros dias de aula dos cursos de qualificação e reforço escolar para os profissionais que vão trabalhar nas obras da Fiat, em Goiana.

O cenário se repetiu nos 13 municípios selecionados para receber a capacitação e que integram o chamado Polo Automotivo de Pernambuco (Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba).

Balanço da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) aponta que apenas 30% dos alunos compareceram às escolas. A STQE, o Senai e as prefeituras vão realizar uma verdadeira força-tarefa para convocar os selecionados, que precisam se matricular até a próxima sexta-feira sob a pena de perderem as vagas.

Se as pessoas não comparecerem até o final da semana, teremos que realizar substituições porque os cursos têm duração de até um mês e cinco dias de faltas comprometerá o resultado da qualificação, afirma a secretária executiva da STQE, Angela Mochel. Na avaliação dela, a divulgação da lista dos aprovados no último dia 29 e o início das aulas no primeiro dia do ano podem servir como explicação para as ausências.

O feriado caiu no fim de semana e muitas pessoas esticaram o recesso, acredita. Ela usa sua experiência na Agência do Trabalho do Estado como exemplo, dizendo que a média de atendimentos no primeiro dia do ano costuma ser de 1.500 pessoas e dessa vez não ultrapassou 220.

O resultado da seleção ficou aquém do que a STQE esperava. A qualificação oferece 6.782 vagas, mas a ideia era cadastrar 10.173 pessoas para garantir um banco de dados em casos de desistências. O número final ficou em 8.385 inscritos. Isso porque a STQE reabriu o cadastro em sete municípios onde o número de inscritos foi baixo.

O programa vai oferecer cursos em 15 categorias profissionais. Na última segunda-feira começaram as aulas para 20 turmas de serventes de obras, cada uma com 20 alunos. Na Escola João Paulo II, em Abreu e Lima, o cenário era desolador durante todo o dia de ontem.

A professora do Senai, Ana Maria Beltrão, conta que só compareceram 8 pessoas no horário da manhã e 9 no período da tarde. Então conversamos com as pessoas e decidimos deixar para iniciar o curso amanhã (hoje), diz. Carros de com nos municípios e telefonemas do Senai e STQE serão as estratégias para reconvocar os selecionados.

Além da baixa frequência, também chamou atenção a falta de informação. Quatro pessoas vieram se matricular mas desistiram, porque tinham entendido que servente era para realizar serviços gerais, mas o curso é de servente de obras, destaca Ana Maria. Outros se inscreveram para determinada categoria profissional porque a fila era menor, mas não querem cursar.

A secretária executiva da STQE alerta para a importância de os candidatos prestarem atenção à lista divulgada no site (www.stqe.pe.gov.br) e nas prefeituras para observar a data de início de outros cursos. Alguns começarão amanhã e na próxima segunda-feira e outros terão o cronograma divulgado no dia 13 de janeiro. Para se matricular, o classificado precisa entregar seus documentos no local onde vai assistir às aulas.

(Jornal do Commercio)

Consórcio liderado pela Maersk anuncia perfuração do primeiro poço do pré-sal angolano




O poço de exploração Azul-1, localizado no bloco 23 da bacia do Kwanza, foi perfurado numa lâmina de água de 923 metros e atingiu uma profundidade de 5.334 metros, anunciam as empresas em comunicado.

Trata-se, segundo a mesma nota, do primeiro poço de águas profundas a atingir reservatórios no pré-sal em Angola.

“Estamos encorajados pelos resultados na nossa exploração”, disse o Diretor de Exploração da dinamarquesa Maersk Oil, Lars Nydahl Jorgensen.

“O resultado poderá ser um passo em frente na direção do nosso objetivo de construir um negócio significativo em Angola”, acrescentou.

As empresas afirmam que um mini-teste possibilitou “a recuperação de duas amostras de petróleo de boa qualidade” e acrescentam que a interpretação preliminar dos dados indica uma capacidade de fluxo potencial superior a três mil barris de petróleo por dia.

Segundo a Maersk, será necessário mais trabalho de avaliação para determinar se a descoberta justifica mais investimento para iniciar a produção.

“Avaliar totalmente esta descoberta levará vários anos e é muito cedo para antecipar o resultado”, diz a empresa.

Tendo como concessionária a Sonangol E.P, o bloco 23 tem como grupo empreiteiro a Maersk Oil & Gás Angola, operadora com 50 por cento de participação, a Svenska Petroleum Exploration com 30 por cento e a Sonangol P&P com 20 por cento.

A Maersk Oil opera em Angola desde 2005 e detém 50 por cento dos blocos 8, 23 e 16. Neste último, em 2009, fez a descoberta Chissonga. A empresa planeia fazer mais três perfurações exploratórias em 2012 e 2013 nos blocos 8 e 23.

Com as informações – RTP (Portugal)

Volkswagen mantém negociações com Pernambuco para nova fábrica brasileira


20120105-214515.jpg

Agenda de trabalho terá reuniões com o governo pernambucano em janeiro para tratar o assunto

por Túlio Moreira
MotorDream

A Volkswagen continua os estudos sobre a instalação de uma nova fábrica da marca alemã no Brasil. A questão foi levantada pelo presidente Thomas Schmall durante o Salão de Frankfurt, em setembro passado. Em entrevista à agência PE247, Geraldo Júlio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, afirmou que o governo pernambucano segue com as negociações para atrair os possíveis investimentos da fabricante germânica.

De acordo com o secretário, o governo pernambucano se reuniu com executivos da montadora diversas vezes em dezembro e já tem uma agenda de trabalho com a comitiva da Volkswagen para janeiro. Além da marca alemã, outras empresas do setor automobilístico estão em negociações para fincarem raízes em Pernambuco, mas não tiveram seus nomes citados por Geraldo Júlio.

Além de Pernambuco, mais cinco estados estão interessados no projeto de nova fábrica da VW no Brasil: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Diante do momento de incertezas do mercado automobilístico nacional – com previsão de crescimento entre 2% e 5% em 2012 –, a Volkswagen optou pela cautela e não estabeleceu prazos em relação ao anúncio.

Se a montadora fizer a opção pela fábrica, cogita-se que seja uma unidade com capacidade inicial para 125 mil carros por ano, que depois seria ampliada para 250 mil veículos anuais. Os investimentos são cotados na ordem dos US$ 2 bilhões. Além da nova fábrica, a Volkswagen estuda outra alternativa para crescer no país: aumentar a capacidade de produção de suas fábricas já ativas. Neste caso, a marca não veria necessidade de construir uma unidade totalmente nova.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Inscrição de capacitação para obra da Fiat começa na segunda


20111203-202536.jpg

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo anunciou, ontem, o cronograma de cadastramento para a primeira etapa da capacitação profissional de mão de obra para o Polo Automotivo de Goiana. A fase inicial vai capacitar 6.782 pessoas para as obras de construção e montagem da fábrica da Fiat em Goiana. As vagas serão oferecidas em 13 cidades da Mata Norte do Estado e da Região Metropolitana do Recife.

Além de Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba serão contempladas com as vagas de qualificação. Os cursos de formação serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que deslocará sua estrutura de ensino para cada uma das cidades beneficiadas, onde serão montados canteiros escola.

O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, ressalta a decisão do governo do Estado e da Fiat de beneficiar os moradores da região. “Definimos com a Fiat, as cidades que serão beneficiadas, e com as prefeituras, o número de vagas por município. Com exceção de Goiana, que vai capacitar mais gente, as outras cidades seguem um critério de proporcionalidade por número de habitantes”, explicou o secretário.

Os cursos serão de graça e formarão ajudante, auxiliar de almoxarifado, armador, almoxarife, apontador, azulezador, carpinteiro, encanador, encarregado de obras, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, servente, supervisor de montagem e ajudante de montagem. As inscrições acontecem vão de 5 a 15 de dezembro. Cada cidade terá seus dias específicos de cadastramento. Independente do dia da inscrição da cidade, os candidatos podem comprovar a escolaridade até o dia 15 de dezembro.

A documentação necessária para a inscrição é simples: um documento com foto e comprovante de residência. O candidato tem que ter no mínimo 18 anos e o pré-requisito de escolaridade varia segundo a ocupação, podendo ser exigido o fundamental incompleto, fundamental completo e ensino médio.
Os candidatos que optarem por ocupações que exigem o fundamental incompleto ou completo e não conseguirem comprovar a respectiva escolaridade, serão encaminhados para um curso de reforço escolar de 100 horas de duração, que provavelmente ficará a cargo do Serviço Social da Indústria (Sesi), ao fim do qual serão avaliados. Caso comprovem ter os conhecimentos equivalentes aos da atual 5ª série do ensino fundamental ou do ensino fundamental concluído, prosseguirão para qualificação profissional do Senai.

Será cadastrado para cada ocupação um número de trabalhadores equivalente a 1,5 vezes a quantidade real de vagas no respectivo município. Desta forma, serão inscritos, ao todo, 10.173 pessoas. A chamada dos candidatos obedecerá a ordem de inscrição, priorizando beneficiários do Bolsa Família e do seguro desemprego.

“Além de proporcionar oportunidades para os habitantes de Goiana e das 12 cidades próximas da nova fábrica da Fiat, o programa de capacitação é uma tentativa de promover a inclusão social com a qualificação. A prioridade para os beneficiários do Bolsa Família e do seguro desemprego garante, em teoria, que a maioria dos cadastrados seja de desempregados”, afirmou Antônio Carlos Maranhão.

Há mais de dois meses que o governo vinha discutindo tecnicamente como operacionalizar a capacitação destes trabalhadores. A Secretaria de Trabalho é responsável pela viabilização das negociações, apoio técnico e operacional dos cursos de formação. Os custos estão dentro de um pacote que envolve investimentos do governo federal, governo estadual e Fiat. A fábrica, que, segundo a montadora, deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2014, prevê investimentos de R$ 4 bilhões.

Os cursos começam no dia 2 de janeiro de 2012 e terão duração variável, podendo chegar a até 200h/aula. A previsão é que a Fiat comece a aproveitar esses profissionais a partir de março ou abril. “Naturalmente não vamos formar os 6.782 trabalhadores ao mesmo tempo. A divisão das turmas ainda não está definida porque, entre outros detalhes, precisamos analisar as inscrições e observar o número de candidatos que vão precisar do reforço escolar”, finalizou o secretário.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Confira as datas e locais de inscrição para empregos na FIAT Pernambuco

Confira as datas e locais de inscrição em cada cidade:

Goiana
Onde: Ginásio Municipal de Esportes (Av. Manoel Carlos Mendonça, s/n, Centro)
Quando: de 5 a 7 de dezembro

Itaquitinga
Onde: Clube Municipal de Itaquitinga (Av. Antônio Carlos de Almeida, s/n, Centro)
Quando: de 5 de dezembro

Condado
Onde: Centro da Cidade (Av. 15 de Novembro, n. 60)
Quando: de 6 de dezembro

Aliança
Onde: Clube Municipal de Aliança (R. Major Belarmino Pessoa, s/n, Centro)
Quando: de 7 de dezembro

Ferreiros
Onde: Centro Cultural (R. São José, s/n, Centro – por trás da Igreja Matriz)
Quando: 8 de dezembro

Itambé
Onde: Centro Social Municipal (R. Senador Paulo Guerra, s/n, Centro do antigo matadouro)
Quando: 8 de dezembro

Camutanga
Onde: Ginásio Esportivo da Escola Monsenhor Júlio (Av. Manoel Carlos Mendonça, s/n, Centro, conhecido como Estrada de Cima)
Quando: 9 de dezembro

Timbaúba
Onde: Ginásio Municipal de Esportes (BR-408, s/n)
Quando: 9 de dezembro

Igarassu
Onde: Ginásio Municipal de Esportes (Av. Joaquim Nabuco, s/n, Centro)
Quando: 12 a 14 de dezembro

Itapissuma
Onde: Centro Social de Itapissuma (R. Barão de Itapissuma, s/n, Grêmio)
Quando: 12 de dezembro

Abreu e Lima
Onde: Centro Comunitário (R. Carlos Gomes, s/n, Timbó, perto da Albuquerque Pneus)
Quando: 13 e 14 de dezembro

Araçoiaba
Onde: Escola Jesus de Nazaré  – anexo da Escola estadual Maia Gaião) (Av. João Pessoa Guerra, s/n, Centro (perto da Igreja Assembleia de Deus)
Quando: 15 de dezembro

Itamaracá
Onde: Arena de Eventos (a confirmar)
Quando: 15 de dezembro

Governo abre mais de 6 mil vagas em cursos de qualificação para a Fiat



A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo vai abrir inscrições, na próxima segunda-feira (5), para os interessados em trabalhar na construção da nova fábrica da Fiat em Pernambuco. A montadora será erguida ao custo de R$ 3 bilhões no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. O cadastramento e os cursos de capacitação serão restritos a trabalhadores de 13 municípios da região.



Além de Goiana, serão cadastrados candidatos em Itaquitinga, Condado, Aliança, Ferreiros, Itambé, Camutanga, Timbaúba, Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, Araçoiaba e Itamaracá. Ao todo, serão inscritas 10.173 pessoas, que devem ocupar um total de 6.782 vagas nos cursos. A maioria das ocupações exige Ensino Fundamental e a seleção vai priorizar beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego.
“Depois de uma reunião ontem com representantes da Fiat ficou decidido o cronograma de execução da seleção, com início dos cursos previsto para 2 de janeiro de 2012. Os municípios foram selecionados de acordo com a proximidade de Goiana, para permitir que o deslocamento das pessoas para o trabalho ocorra sem a separação do ambiente familiar. É também uma intenção da empresa que a fábrica empregue profissionais na região onde será construída”, detalhou o secretário do Trabalho, Antônio Carlos Maranhão.

Segundo o secretário, a previsão é de que a Fiat comece a chamar os trabalhadores entre março e abril de 2012. As oportunidades são para ajudante de pedreiro, auxiliar de almoxarifado, armador, almoxarife, apontador, azulejador, carpinteiro, encanador, encarregado de obras, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, servente, supervisor de montagem e ajudante de montagem.

As vagas serão direcionadas por ordem de inscrição, de acordo com as prioridades para pessoas que recebem Bolsa Família e Seguro Desemprego. Os candidatos podem se inscrever mesmo sem ter a comprovação do nível de escolaridade. Nestes casos, terão até o dia 15 de dezembro para apresentar a documentação, no mesmo local onde se inscreveram. Nas cidades onde o processo ocorrerá no dia 15 de dezembro, não haverá alteração de prazo e a documentação precisará ser entregue também até esta data.

Os candidatos às ocupações que exigem Ensino Fundamental Incompleto e Ensino Fundamental Completo e que não consigam comprovar a escolaridade serão encaminhados para um curso de reforço de escolaridade de 100h/aula. Ao fim do processo, passarão por uma avaliação, para só depois serem encaminhados para os cursos profissionalizantes. Os parceiros nestas etapas são o Sesi e o Senai.

Juliana Cavalcanti, do Diario de Pernambuco