quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Foton Motors, a maior fabricante de caminhões do mundo, avalia fábrica até 2014 em Goiás ou em Pernambuco


20110914-120524.jpg

Empresa inicia vendas em outubro, com meta de 2.000 unidades em 2012; chinesas Chery e JAC se expandem.

A Foton Motors, maior fabricante de caminhões do mundo, definiu investimento de US$ 500 milhões na construção de uma fábrica no Brasil. Será a primeira do grupo fora da China, onde há 11 unidades voltadas para a construção desses veículos.

Executivos da empresa estiveram no início da semana em Goiás, onde observaram possíveis locais para receber a unidade fabril. Os chineses avaliam também, neste momento, se instalar em Pernambuco.
A previsão é que a fábrica comece a operar em 2014. Além de caminhões, a Foton produz ainda picapes, ônibus e vans. A Foton quer seguir o rastro das montadoras chinesas no Brasil, que chegaram em 2007 e cujas vendas não param de crescer.

O investimento inicial, no entanto, será em outro segmento. A Foton vai focar na venda de caminhões semileves -de 3, 6 e 9 toneladas.
De acordo com Marcio Vita, diretor financeiro da empresa, o mercado desses veículos ainda é incipiente, com produtos de baixa qualidade. Ele afirma que esses veículos serão voltados para deslocamentos mais curtos, e com cargas mais leves.

“Nossos caminhões terão, por exemplo, ar-condicionado e vidros com trava elétrica”, afirma.
A companhia deve iniciar, a partir de outubro, a venda de 200 unidades. Os modelos da Foton estão em fase final de homologação. A promessa da empresa é oferecer produtos com boa qualidade, e de 10% a 15% mais baratos do que a média do mercado.

Para o ano que vem, a previsão é que sejam vendidos 2.000 caminhões semileves. Modelos mais pesados chegarão ao país a partir de 2012. Em cinco anos, a Foton planeja vender 15 mil veículos por ano. “É uma previsão pessimista. O mercado de semileves é relativamente novo, e vamos oferecer coisas que as outras marcas não possuem”, afirma Vita.

Ele lembra que, somente no ano passado, a Mercedes vendeu 18 mil unidades.
A filial brasileira da Foton é comandada pelo ex-ministro das Comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros, colunista da Folha.

Inicialmente, está prevista a abertura de três concessionárias em São Paulo, que estarão funcionando a partir do final deste ano. Ao fim de 2012, o planejamento prevê dez lojas. Em cinco anos, serão 80 pontos de revenda.

O secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Alexandre Baldy, embarca neste mês para a China. Segundo ele, além da Foton, o Estado negocia a instalação de outras três montadoras chinesas. Uma delas é a JAC Motors, que prevê investimentos de US$ 600 milhões na sua primeira fábrica no país.
“Conversamos com muitas empresas, mas as chinesas são maioria. Estamos oferecendo incentivos e linhas de financiamento”, afirma.

Vita destaca que o Brasil é um mercado “extremamente estratégico” para os chineses. A Foton exporta somente 5% do que produz.

“A empresa precisa ir para outros mercados, e com vendas de valor agregado. Há poucas opções”, afirma.

CIRILO JUNIOR
DE SÃO PAULO
Blog Jefferson de Almeida

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Grupo Impsa investirá na Bahia




Com fábrica em Suape, parques já inaugurados no Ceará e Santa Catarina, a IMPSA demonstra agora interesse em ampliar sua atuação na Bahia.

Durante o Wind Power 2011, evento do setor de energia eólica que aconteceu na última sexta-feira, o Governador Jacques Wagner o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, conversaram diretamente com o Vice- presidente, José Luis Menghini, e com o presidente do Grupo IMPSA, Luis Pescarmona. Os executivos elogiaram os ventos característicos do estado e estudam investir na região.

A IMPSA é responsável pelo fornecimento de equipamentos do parque de Casa Nova, primeiro projeto eólico da CHESF. O parque baiano contará com 120 aerogeradores produzidos na planta pernambucana e está previsto para entrar em operação no próximo ano.

de Fernando Castilho / JC Negócios

Fiat atrai mineradora para Araçoiaba


20110907-192926.jpg

A vinda da montadora Fiat para o Litoral Norte de Pernambuco atrai novos empreendimentos para a região. A Arco Mineração e Serviços deve fazer um investimento de pelo menos R$ 5 milhões para estabelecer uma mineradora em Araçoiaba. Aestimativa é que 800 ruas próximas à Fiat sejam calçadas em 2012, o que demandará materiais para o calçamento das ruas.

A Arco Mineradora deve estabelecer na cidade uma jazida de granito, matéria-prima para paralelepípedos, matacões, brita e outros materiais de primeira necessidade para as obras. De acordo com o diretor comercial da empresa, Álvaro Morais, a pedreira deve gerar 20 empregos diretos e cerca de 80 indiretos.

Antes mesmo de iniciar a implantação da mineradora, o grupo já fala na possibilidade de abrir uma segunda pedreira no município. Agora, a Arco Mineradora aguarda o licenciamento do processo no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

PE Investimento

Ampliação da Baterias Moura deve gerar 250 vagas na operação

 

A ampliação da Baterias Moura, instalada na cidade de Belo Jardim, deve gerar cerca de 250 empregos diretos na linha de produção. Como já anunciamos aqui, a fábrica pernambucana tem um plano de investimento de R$ 500 milhões até 2017 para ampliar sua planta industrial. 

Hoje, a fábrica produz 6 milhões de baterias por ano, entre baterias automotivas (que representam 90% da produção) e baterias industriais estacionárias e tracionárias (10% da produção). A meta da empresa é produzir 10 milhões de baterias por ano até 2017.

De acordo com a coordenadora administrativa da empresa, Sofia Belo, a ampliação permitirá a produção de baterias com tecnologias mais robustas. “Esses investimentos são feitos na compra de novos equipamentos e construção de novos galpões e infraestrutura com foco na ampliação da capacidade produtiva e na implementação de novas tecnologias de produto e de processo que garantam vantagens competitivas como menor consumo de chumbo no produto final e maior durabilidade final do produto em condições adversas.”

CRESCIMENTO – Presente em 50% dos carros produzidos no Brasil, a Baterias Moura também atende à demanda do Mercosul – além da matriz em Belo Jardim, a empresa possui fábrica na Argentina e uma unidade de distribuição no Uruguai.

A empresa familiar, natural da cidade de Belo Jardim, projeta um crescimento de 15% no faturamento este ano. Em 2010, a Baterias Moura obteve uma receita líquida de R$ 486,3 milhões, 31,5% a mais do que no ano anterior.

Por Lara Holanda / PE Investimento

Projeto IDÉIA capacita empreendedores individuais e autônomos

20110912-125051.jpg

A Secretaria do Trabalho lançou, nesta segunda-feira passada (12), o Projeto Ideia, que visa capacitar os empreendedores individuais, informais e trabalhadores autônomos de Pernambuco. São 1200 vagas para pessoas que trabalham por conta própria como diarista, marceneiro, eletricista, encanador, pedreiro, pintor de parede e técnico de manutenção de computador. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site da Secretaria.

As vagas são destinadas para as cidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão e Camaragibe. Para ter a inscrição validada, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos, não estar trabalhando com carteira assinada e saber ler e escrever. O projeto vai oferecer cursos, palestras, apoio e todo tipo de orientação aos trabalhadores.

“O projeto começa com toda a parte de capacitação em gestão, em parceria com o Sebrae. E também cursos de aperfeiçoamento profissional, na própria área dele, que vão ser realizados pelo Senac e pelo Senai”, explica a secretária executiva de Empreendedorismo, Ana Cláudia Dias (foto).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3183-7232 ou no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Governo assina protocolo de intenções para instalação de termelétrica em Suape

20110912-232638.jpg

Nesta terça-feira (13), o governador Eduardo Campos deve assinar um protocolo de intenções com a Star Energy Participações, do Grupo Bertin, para a instalação da terceira e maior usina termelétrica a ser instalada no Complexo de Suape – a Unidade de Geração de Energia Termelétrica e Terminal de Armazenagem de Granéis Líquidos.

O empreendimento terá um investimento de R$ 2 bilhões e sua capacidade será de 1.452 MW (megawatts).

O projeto do Terminal de Armazenagem de Granéis Líquidos está diretamente relacionado ao da Termelétrica, que utilizará óleo combustível, mas permitirá a movimentação de outros insumos, ampliando a capacidade de armazenagem do Polo de Granéis Líquidos em Suape.

A usina vai gerar 500 empregos diretos e dois mil indiretos. Na fase de execução da obra, devem ser geradas ainda quatro mil vagas na construção civil.

Grande Moinho Cearense deve começar fábrica de Suape em março







O Complexo de Suape ganhará um novo “hóspede” milionário. O empreendimento da vez é o Grande Moinho Cearense, do Grupo Jereissati, que construirá no local uma fábrica de farinha de trigo orçada em R$ 200 milhões. A planta começará a ser construída até março e tem inauguração prevista para dezembro de 2013.

A nova unidade terá capacidade de moagem de 1,3 mil toneladas de trigo por dia, volume 30% superior à do moinho do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, cuja capacidade produtiva é de mil toneladas diárias.
O presidente do Moinho Cearense, o engenheiro e bioquímico Roberto Schneider, afirmou em nota à imprensa que, com a nova fábrica, espera intensificar o atendimento aos mercados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A decisão de construir um novo moinho em Suape tem por base o aquecimento do setor e o incremento de 133,5% nas vendas, que saltaram de 176,13 mil sacas mensais de farinha de trigo, em 2006, para 411 mil sacas neste ano. Performance que permitiu a empresa elevar o faturamento de R$ 151,52 milhões no acumulado de janeiro a julho de 2010 para R$ 229,04 milhões nos primeiros sete meses deste ano, o equivalente a um aumento de 51,2%.

Fonte: Diário de Pernambuco