segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Italianos de olho em Suape


20130922-133031.jpg
Enquanto a confirmação da existência de petróleo na bacia Pernambuco-Paraíba não chega, o estado se movimenta para atrair uma cadeia de fornecedores do setor de petróleo, gás, naval e offshore. As negociações já acontecem. Ontem (24), empresários italianos do setor estiveram visitando áreas no Complexo Industrial Portuário de Suape. Eles representam um grupo de cinco empresas italianas que buscam parcerias pernambucanas para construir uma unidade.
O objetivo dos estrangeiros é erguer uma fábrica de vasos de pressão (utilizados em plataformas de petróleo para remoção do óleo) e reatores (equipamentos utilizados na produção de diesel com baixo teor de enxofre que, geralmente, são usados em refinarias). Devido ao tipo de produto, a unidade teria que se instalar no Complexo de Suape, facilitando o transporte dos produtos por navios.
Para que o negócio seja viabilizado, além do terreno, os empresários buscam parceiros locais. As primeiras conversas também aconteceram ontem, quando os executivos tiveram reuniões com dois grupos pernambucanos. Agora, os dados serão levados de volta para a Itália, onde os projetos serão estudados. É por isso que ovalor do investimento assim como o número de empregos ainda não foi divulgado.
Pernambuco já conta com pelo menos quatro grandes projetos desta cadeia: a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, o Estaleiro Promar e a Fiber Glass (fabricante de tubos e conexões utilizados na exploração de petróleo e na indústria química em geral). Todos os investimentos acima citados estão localizados no complexo. O mesmo não deve acontecer com os pequenos fornecedores. “Em Suape, priorizamos os investimentos que precisam ter uma ligação direta com o porto. Os demais estão negociando a instalação nos municípios do território estratégico de Suape”, afirmou o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, durante a conferência Pernambuco Petroleum Business.
De acordo com Leimig, cerca de 20 empresas fornecedoras desta cadeia já estão instaladas em Pernambuco. O principal atrativo é a localização geográfica. “A localização facilita. A Fiber Glass, por exemplo, opera na bacia de Campos e decidiu se instalar em Suape. Tudo devido à localização. Para se ter uma ideia, estamos conectados a 160 portos em todo o mundo. A movimentação deve aumentar com o alargamento do Canal do Panamá”, ressaltou.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aberto processo seletivo para 50 estudantes brasileiros de Turismo e Hotelaria em Portugal


A iniciativa do Ministério do Turismo, em colaboração com a Capes, tem por objetivo capacitar profissionalmente 50 estudantes brasileiros no âmbito do Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo. O curso terá duração de 226 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas, e ocorrerá no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014.
Poderão participar do Projeto alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.
Uma vez selecionado, cada um dos 50 estudantes aprovados terá direito a uma bolsa de estudos que cobre custos com hospedagem, alimentação, auxílio-saúde e bilhete aéreo internacional.
“Com esse curso, os estudantes vão ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na cadeia de produção do turismo, desde elementos ligados à arrumação de quartos até técnicas mais refinadas de gastronomia”, explica o Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Acir Pimenta Madeira.
O Programa
Os coordenadores de cursos de bacharelado ou tecnólogo em Turismo e Hotelaria, cuja avaliação no ENADE seja igual ou superior a 3, devem encaminhar e-mail para bolsa@turismo.gov.br com nome completo, CPF, nome do curso, nome da Instituição de Ensino Superior, e-mail e telefone para contato.
Após a realização do cadastro, a ser feita pela equipe técnica do Ministério do Turismo, os coordenadores vão receber as orientações para primeiro acesso ao sistema de homologação. O prazo para a homologação está previsto no Edital Nº01/2013, de 5 a 8 de novembro de 2013. Cada instituição de ensino superior poderá indicar e homologar, no máximo, cinco de seus alunos para participar do processo seletivo.
Os estudantes interessados em aperfeiçoar suas qualificações em hotelaria e turismo poderão se inscrever a partir entre os dias 15 de outubro e 7 de novembro.
O bolsista deverá, durante o curso, dedicar-se integralmente às atividades de capacitação e, ao final do período, terá um prazo de 60 dias para apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas na Escola de Setúbal.
Mais informações podem ser solicitadas diretamente a Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo pelo endereço eletrônico bolsa@turismo.gov.br.

Programas de Estágio e Tainees com vagas abertas em Pernambuco.

Votorantim – trainees
São 14 oportunidades disponíveis para quem é formado há até dois anos ou está com a conclusão da graduação prevista para dezembro de 2013. Os cursos elegíveis são: administração, ciências contábeis, ciências econômicas/economia, ciências sociais, comércio exterior, comunicação social, direito, engenharia (todas), estatística, geologia, marketing, matemática, psicologia, química e relações internacionais. Os trainee, durante o programa, poderá desenvolver projetos nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Recife (PE).
Salário: não informado
Inscrições: até 18 de outubro pelo site Produzindo Futuros

Petrobras Distribuidora – estágio
As oportunidades são para estudantes de níveis superior e médio (cursos técnicos), em diversas localidades do país. Os estudantes devem cursar os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma.
Salário: não informados
Inscrições: até 22 de outubro pelo site BR
PERNAMBUCO
  RECIFE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DIREITO
ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA MECATRÔNICA

Ernst & Young Terco – trainee
São cerca de 1000 vagas distribuídas entre os doze escritórios da empresa localizados nas cidades de Blumenau, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Destas, 526 são só para a cidade de São Paulo e 115 para o Rio.
Há oportunidades para estudantes a partir do penúltimo ano ou recém-formados em Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, Estatística, Matemática e cursos relacionados à Tecnologia da Informação. Entre os requisitos está nível intermediário de inglês.
Inscrições: pelo site de trainees da empresa

Pronatec abre seleção para 767 vagas em cursos gratuitos

Estudantes interessados em ingressar em cursos técnicos em Pernambuco ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no estado (Senac-PE), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), têm mais uma oportunidade. A partir desta segunda-feira (14), estão abertas vagas nas mais diversas áreas destinadas a jovens e adultos que estejam cursando, em 2013, o 2° ou 3° ano do ensino médio da rede pública estadual. Na abertura das inscrições, serão disponibilizadas 604 vagas do total de 767, que foram preenchidas em processos anteriores.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do site www.educacao.pe.gov.br e cada candidato poderá concorrer apenas a uma vaga.  Para classificação, será utilizada a média aritmética das disciplinas de língua portuguesa e matemática do primeiro bimestre de 2013. O resultado também será divulgado no site da Secretaria de Educação do Estado no dia 28 de outubro.
Ao todo são ofertados pelo Pronatec 20 cursos nas áreas de informática, logística, meio ambiente, portos, imobiliária, contabilidade, turismo, enfermagem, estética, redes de computadores, rádio e TV, radiologia, hospedagem, serviço de bar e restaurante, segurança do trabalho, ótica, computação gráfica, informática para internet e podologia.
As vagas estão disponíveis nos municípios de Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão, Limoeiro, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. Para conferir todos os cursos e o número de vagas de cada um, o candidato deve acessar o edital do certame disponível no site www.educacao.pe.gov.br.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é executado pela União e tem como finalidade ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica com o objetivo de contribuir para a inserção do jovem e do adulto no mundo do trabalho em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).